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Publicidade de alimentos só privilegia consumo


18/09/2007

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Publicidade de alimentos só privilegia consumo

Na pesquisa A propaganda de alimentos para fins especiais como estímulo ao consumo, a biomédica Bianca Ramos Marins analisa as estratégias do mercado para estimular o consumo de alimentos, classificados como “alimentos para fins especiais” pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e dirigidos a públicos específicos como diabéticos, idosos, pacientes hospitalares, crianças ou atletas. Segundo a pesquisadora, que acaba de receber menção honrosa em três congressos este ano, a publicidade examinada desconsidera ou oculta informações necessárias ao esclarecimento do consumidor sobre os aspectos nutricionais dos alimentos.

Entre junho e outubro de 2006, a biomédica observou 20 peças publicitárias veiculadas na imprensa escrita, debruçando-se em questionamentos tais como “quem fala”, “a quem se dirige”, “como fala”, “o que fala” e “qual o interesse”. As peças foram extraídas de encartes semanais de dois jornais diários e de nove revistas. O trabalho é o primeiro esboço da tese que a biomédica vai defender no programa de pós-graduação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz.

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