Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Publicação analisa divulgação do jornalismo científico em telejornais


04/02/2013

Compartilhar:

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

A nova publicação da Rede Ibero-Americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico traz, em sete artigos, um balanço de seus quatro anos de atuação e avalia questões relacionadas à veiculação e à recepção de matérias de ciência e tecnologia em telejornais.

Disponível gratuitamente em versão digital, a publicação, intitulada Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana, busca responder questões como: Quais são as características da cobertura de ciência e tecnologia nos telejornais latino-americanos?; Como analisar matérias de ciência?; E como o público dialoga com essas notícias?

Coordenado pelas jornalistas Luisa Massarani e Marina Ramalho, ambas do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida da Fiocruz, o livro é fruto de investigações desenvolvidas por pesquisadores dos países que compõem a rede – Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Portugal e Venezuela.

Para analisar as matérias televisivas de ciência e tecnologia, os membros da rede construíram, em um esforço coletivo, um protocolo baseado na análise de conteúdo. A ferramenta e seu processo de construção são descritos no artigo Ciência em telejornais: uma proposta de ferramenta para análise de conteúdo de notícias científicas.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar