Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Prorrogada, para até 30/7, a apresentação de textos sobre jornalismo científico na Amazônia


13/07/2015

Fonte: Fiocruz Amazônia

Compartilhar:

O prazo para submissão dos textos de divulgação científica para a 2º Edição do e-book Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente da Amazônia, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), foi prorrogado até o dia 30 de julho deste ano. Graduandos e profissionais de comunicação e áreas correlatas podem enviar trabalhos produzidos de 2012 a 2015.

O lançamento do e-book está previsto para 30 de dezembro deste ano e fará parte da série Saúde & Amazônia, da Editora da Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida). Os textos precisam ser voltados para a produção regional e as análises de experiências, desenvolvimento de metodologias e tecnologias de interesse da Região Amazônica.

Segundo um dos organizadores do e-book e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, o objetivo do livro é divulgar e produzir material de jornalismo científico. “Os textos precisam ser desenvolvidos de forma a dialogar com a ampliação de saberes do campo científico com as práticas de estudantes, professores, trabalhadores da comunicação e da saúde”, disse.

Leia o Edital retificado.
O e-book está sendo produzido pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia da Fiocruz Amazônia (Lahpsa) em parceria com a Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida), dos Laboratórios de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/ICICT) da Fiocruz e o Laboratório de Editoração do Amazonas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins (Leda/Ufam/Parintins).

Seleção

Os interessados agora têm até o dia 30 de julho deste ano para enviar seus textos científicos via e-mail para lahpsa.fiocruz@gmail.com. No campo do ‘Assunto’, os proponentes devem registrar “Manuscrito para o livro Divulgação e Jornalismo Científico Saúde e Ambiente na Amazônia, volume 2”. Para a submissão, os autores deverão anexar, ainda, uma declaração de concordância dos envolvidos autorizando a publicação, conforme modelo do Edital.

Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Editora Rede Unida que emitirá um parecer técnico para publicação. O processo de avaliação dos textos submetidos observará as normas editoriais da Rede Unida, os pareceres do corpo editorial e/ou do relator. Neste processo, o editor-chefe e os membros do Conselho Editorial poderão aceitar, integralmente, sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar dos conceitos emitidos serem de responsabilidade dos autores, ou mesmo rejeitar o manuscrito, quando não responder às expectativas da série.

Voltar ao topoVoltar