Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Proqualis inicia novo ciclo de avaliação sobre segurança do profissional de saúde na pandemia


07/07/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente da assistência fazem parte de um grupo de alto risco de infecção pela Covid-19. Nesse contexto, a pesquisa Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), desenvolvida pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), busca avaliar a exposição desses profissionais à Covid-19, a partir de dois enfoques: os profissionais da área da saúde e os gestores de estabelecimentos de saúde.

Este estudo busca investigar a adoção de medidas de segurança pelo profissional da área da saúde, em seus processos de trabalho, com foco principalmente no uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); e a organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes, bem como indicadores de capacitação e acompanhamento dos seus funcionários.

As primeiras avaliações foram feitas em 2020. Agora, inicia-se um segundo ciclo de avaliação da pesquisa, para analisar o momento atual da pandemia.

Para participar da pesquisa, basta clicar em um dos links abaixo e concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os questionários serão respondidos de forma on-line via Google Forms, por meio de celular, tablet ou de um computador com acesso à internet, o que levará não mais do que 10-15 minutos. Agradecemos a sua participação!

- Questionário para profissionais da área da saúde

- Questionário para gestores de estabelecimentos de saúde

Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e tem a coordenação da pesquisadora Ana Luiza Braz Pavão, do Laboratório de Informação em Saúde, do Icict. Mais informações sobre o estudo estão disponíveis no site do Proqualis.

Gestor ou profissional de saúde, participe da pesquisa do Proqualis/Fiocruz

Voltar ao topoVoltar