Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto Psicointegra Favela divulga novo ciclo de oficinas em territórios do Rio de Janeiro


27/03/2023

Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

O projeto Psicointegra Favela – iniciativa da Cooperação de Cooperação Social da Presidência (CCSP/Fiocruz) - inicia amanhã, terça-feira (28/03), um novo ciclo de oficinas para acolhimento e escuta antirracista no Jacarezinho, Zona Norte, Rio de Janeiro. A formação é gratuita, aberta ao público e direcionada às pessoas que atuam em territórios de favelas e periferias urbanas e aos moradores do território do Jacarezinho.

Os encontros acontecerão do dia 28 de março ao dia 28 de abril, das 10h às 16h, na Casa da Paz,  Largo do Cruzeiro - Jacaré - Rio de Janeiro.Tendo em vista o déficit de programas, projetos e ações na saúde básica de acolhimento de indivíduos, do cenário histórico de dificuldade de acesso aos serviços de saúde vivenciado nos territórios de favelas e periferias, o projeto tem como proposta o acolhimento através da escuta ativa e compartilhamento de saberes ancestrais e territoriais. As oficinas serão construídas coletivamente com os representantes e atores locais, com objetivo de fomentar a promoção da saúde e o fortalecimento da vivência em comunidade.

O diploma de certificação das oficinas será emitido pela Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Para realização das inscrições, as pessoas interessadas devem enviar o nome completo, número de RG e bairro onde moram para os números (21) 96667-2506 ou (21) 97678-7781. Outra opção é enviar os dados da inscrição para o e-mail aline.alvesmaiapsi@gmail.com com o assunto “Inscrição para oficinas do Projeto Psicointegra Favela”.

Um novo ciclo de oficinas também ocorrerá no território de Vila Cruzeiro, do dia 5 de abril até o dia 5 de maio (quintas e sextas), das 10h às 16h, no Centro de Referência para a Saúde da Mulher (Cresam), localizado na Rua Getúlio Vargas (antiga rua A), 5, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro. O ciclo da Vila Kennedy será realizado nos dias 10, 14, 17, 21, 24 e 28 de abril e 02 e 05 de maio, das 10h às 16h, na Associação Vila Progresso, localizada na rua Major João Gualberto da Silva Braga s/n - Vila Kennedy.

Sobre o projeto

O projeto Psicointegra Favela objetiva a formação em Promoção da Saúde com acolhimento, escuta ativa, e enfoque antirracista voltada para moradores de quatro favelas  do Rio de Janeiro que tenham passado por violações de direitos humanos. Também visa analisar as demandas locais frente a disponibilidade de serviços psicossociais para moradores dessas favelas na perspectiva do compartilhamento de Saberes Ancestrais, sobretudo reconhecendo e valorizando tais saberes que estão presentes nos quatro lugares de atuação. O projeto é realizado pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e conta com o apoio da Biblioteca Parque de Manguinhos e do Centro de Referência para a Saúde da Mulher (Cresam).

Oficinas de escuta ativa do projeto Psicointegra Favela

Jacarezinho

Data: 28/03 até 28/04

Horário: 10h às 16h

Local: Casa da Paz, localizada no Largo do Cruzeiro, na favela do Jacaré, na cidade do Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vila Cruzeiro

Data: 05/04 até 05/05 (quintas e sextas)

Horário: 10h às 16h

Local: Centro de Referência Para a Saúde da Mulher (CRESAM), Rua Getúlio Vargas (antiga rua A), 5, Penha, Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vila Kennedy

Data: 10, 14, 17, 21, 24 e 28 de abril / 02 e 05 de maio

Horário: 10h às 16h

Local: Associação Vila Progresso, rua Major João Gualberto da Silva Braga s/n - Vila Kennedy, Rio de Janeiro

Voltar ao topoVoltar