Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto para vigilância genética do coronavírus é destacado na revista ‘Nature Methods’


25/04/2022

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

O pesquisador Luiz Carlos Junior Alcantara, do Laboratório de Flavivirus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), é um dos 15 cientistas convidados pela revista científica Nature Methods para apresentar abordagens que podem contribuir para combater futuras ameaças causadas por microrganismos emergentes. Na publicação, o virologista descreve o projeto VigECoV-2, desenvolvido pelo IOC em parceria com Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), Ministério da Saúde, Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês).

Como foco na vigilância do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, o projeto aplica uma metodologia para sequenciamento genético rápido, que permite decodificar até 95 genomas em 24 horas. Utilizando um equipamento portátil, que é levado pela equipe para os Lacens, os pesquisadores realizam a análise dos genomas em tempo real, caracterizando os vírus em circulação e apontando rotas de dispersão viral.

Alcantara destaca que a metodologia pode ser aplicada para detectar e monitorar futuras ameaças. “Acreditamos que esta metodologia pode ser um poderoso conjunto de ferramentas para identificar rapidamente ameaças virais emergentes, monitorar a evolução de seus genomas, entender as origens de surtos e epidemias, prever surtos futuros e ajudar a manter métodos diagnósticos atualizados por meio da geração de dados que podem informar respostas de controle de surtos”, afirma o pesquisador na publicação.

O artigo Métodos para combater patógenos emergentes ouviu 15 pesquisadores, de diferentes países, para mapear metodologias básicas de pesquisa, ferramentas e recursos necessários para combater microrganismos no futuro. Além do Brasil, foram incluídos cientistas de Gana, Dinamarca, Índia, Coreia do Sul, Canadá, Nova Zelândia, Holanda, México, Sudão, Indonésia, Líbano, Japão, Israel e Cingapura. 

* Edição: Vinicius Ferreira

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar