Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto “ComunicaSUS: Mandando a real sobre o corona” lança novos materiais sexta-feira (17)


15/09/2021

Fonte: Cooperação Social

Compartilhar:

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) transmite em sua programação, no dia 17 de setembro (sexta-feira), às 14h, a live ComunicaSUS: Mandando a real sobre o corona. Com o objetivo de trazer uma discussão em defesa de um sistema de saúde público universal, o encontro propõe o debate sobre o fortalecimento das articulações e parcerias com instituições e mídias comunitárias com vistas à promoção da saúde. Durante o evento serão lançados materiais sonoros e peças gráficas produzidas pelo projeto.  A transmissão será realizada através do canal no Youtube do Cebes, a partir das 14h.

O projeto teve início em abril deste ano, com apoio da Chamada Pública para Apoio à Ações Emergenciais Junto a Populações Vulneráveis no contexto de pandemia da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz. Seu objetivo principal era o de produzir e disseminar medidas práticas, seguras e baratas de prevenção e informações sobre como agir nos casos de infecção pelo novo coronavírus. O material foi roteirizado e produzido com linguagem e estética voltadas à realidade da população de bairros e classes populares para reforçar comportamentos e atitudes que ajudem as pessoas a continuarem se prevenindo contra a Covid-19. Os conteúdos foram produzidos a partir do diagnóstico das lacunas informacionais e das maiores necessidades comunicacionais presentes nas comunidades feitas pela equipe que compõe o projeto. Os materiais pretendem alcançar um público amplo e auxiliar no acesso à informação de qualidade, segura e de fácil compreensão e divulgação. 

  Foram produzidos 20 materiais, dentre eles: spots, radionovelas, figurinhas de circulação em chat, cards informacionais e charges com conteúdos sobre a permanência de medidas preventivas, protocolos de distanciamento nas aulas presenciais, uso de máscara e importância da vacina contra a Covid-19, suas possíveis reações e importância da segunda dose. O material conta com quatro personagens idealizados e criados em experiências anteriores do Cebes, que atua historicamente na construção e divulgação do conhecimento científico. Todo material será amplamente divulgado via redes sociais, listas de transmissão, veículos de comunicação e mídias comunitárias. 

  A programação do evento de lançamento terá a abertura e mediação de Ana Costa, diretora executiva do Cebes. Participam do debate: Lucia Souto, presidente do Cebes; Fabiana Damásio, diretora da Gerência Regional de Brasília – Fiocruz Brasília; Dra. Sebastiana Regina Marinho Ribeiro, gerente de saúde do SESC e Luiza Gomes, assessora de comunicação da Cooperação Social da Fiocruz e coordenadora da campanha “Se liga no Corona!”. A apresentação das peças de educomunicação do projeto ComunicaSUS será realizada pela coordenadora do projeto “Mandando a real sobre o corona!”, Maria Lucia Freitas. 

Serviço: 

Data: 17/09/2021

Horário: 14 horas

Local: https://youtube.com/c/CebesNacional 

 

 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar