Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programação de férias do Museu da Vida termina neste sábado (28/2)

Imagem da peça teatral Curumim quer música

26/02/2015

Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Compartilhar:

A programação de férias no Museu da Vida, com visitação livre, promete muitas atividades até este sábado, 28 de fevereiro. Há ações programadas para o Castelo Mourisco, Ciência em Cena (Tenda da Ciência e Epidauro), Parque da Ciência, entre outros espaços. O público poderá se fascinar com as informações e curiosidades das exposição "Biodiversidade e Saúde", assistir ao Show de Ciências, realizar visitas guiadas a espaços do museu e participar de laboratórios de percepção de luz e som.

A visita começa no Parque da Ciência e na pirâmide, em atividades guiadas por monitores e realizadas a cada 50 minutos. No Parque da Ciência, o visitante pode conferir instalações sobre os seguintes temas: energia, comunicação e organização da vida. Aparelhos como a pilha humana, tubos musicais e célula animal são algumas das atrações. Depois, é hora de seguir para a pirâmide, espaço com várias atividades, entre elas a câmara escura, em que é possível observar um modelo de olho humano gigante. Há, também a Bancada Micromundo, onde é possível observar ao microscópio insetos e tecido do corpo humano.

Na visita guiada ao Castelo Mourisco, que também ocorre a cada 50 minutos, o visitante é convidado a conhecer um pedaço da história da Fiocruz e o Rio de Janeiro do século XX. Na mostra permanente Passado e presente – ciência, saúde e vida pública”, a vida e obra de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas são retratadas. Fotos, documentos históricos, equipamentos de trabalho e outros utensílios caracterizam essa viagem ao passado. O tour também inclui uma mostra entomológica, com insetos da coleção de Ângelo Moreira da Costa Lima, importante médico e pesquisador brasileiro.

A exposição “Biodiversidade e Saúde”, voltada ao público a partir de 12 anos, convida à reflexão sobre o tema. O objetivo é contribuir para que o visitante entenda a importância do patrimônio natural da biodiversidade do país. Desenvolvida pelo Museu da Vida e Farmanguinhos (Instituto de Tecnologia em Fármacos), da Fiocruz, a mostra reúne painéis e módulos interativos que apresentam a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia. O visitante pode conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas - e refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Organizada na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida, “Biodiversidade e Saúde” pode ser vista de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h, até 21 de março.

O público também poderá conhecer os Laboratórios de Percepção de Luz e Som, que acontecem no Ciência em Cena a cada 50 minutos. O objetivo é apresentar conteúdos da física e da biologia com atividades que exploram o tema da percepção por meio de diferentes recursos, tais como painéis interativos e instrumentos ópticos.

Outra atividade divertida oferecida pela programação de férias é o “Show de Ciências”. Nela, experimentos interativos de vários campos da ciência são realizados ao vivo, com técnicas de arte cênica, para discutir de maneira lúdica desde energia, saúde e reações químicas aos efeitos da gravidade. A apresentação é no auditório do Museu da Vida, às quintas e sextas-feiras, em dois horários: 10h e às 14h30.

Serviço

Programação de Férias do Museu da Vida
De janeiro a 28 de fevereiro de 2015
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 16h30; sábado, das 10 às 16h
Endereço: Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2590-6747 | recepcaomv@coc.fiocruz.br
Entrada: Grátis

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar