Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Inova Labs realiza abertura da Rodada 3 com 18 equipes


25/02/2021

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

Adaptado totalmente ao formato online, o Programa Inova Labs Fiocruz iniciou nesta terça-feira (23) a terceira rodada do treinamento que visa capacitar pesquisadores e alunos da Fiocruz quanto ao empreendedorismo científico e inovação. A iniciativa tem por objetivo preparar seus colaboradores a transformação de suas pesquisas em produtos e serviços que alcancem a sociedade. 

A sessão de abertura, transmitida pelo canal da Fiocruz no YouTube, apresentou as 18 equipes selecionadas para as 10 semanas do programa e mostrou um pouco das pesquisas dos grupos de várias unidades Fiocruz que desenvolvem soluções em oncologia, emergências sanitárias e doenças negligenciadas.
O apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), que faz parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS), possibilita mais uma vez a realização do treinamento e a Welcome Session teve a presença do vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, da representante do Decit, Michelle Pereira e Eduardo Emrich, diretor executivo da Biominas Brasil, responsável pelo treinamento dos pesquisadores.

O vice-presidente Rodrigo Correa, que em nome da presidência da Fundação deu as boas-vindas aos participantes, ressaltou as parcerias no Inova Labs. “O Programa chegou há quase 2 anos na Fiocruz e está na sua terceira turma e contar com  a participação do Decit, não apenas como financiador, mas como integrante de todo o processo e a expertise da Biominas, mostra o alinhamento com o Ministério da Saúde. Esse programa traz novas visões para os cientistas e desperta atenção para uma área que pode entregar produtos para a sociedade brasileira.”

Consultora técnica em pesquisa clínica do Decit, Michelle Pereira acompanhará a Rodada 3 e afirma que o Inova Labs possibilita ganhos para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O fortalecimento da saúde pública é o objetivo dos pesquisadores empreendedores, por isso o Decit apoia a capacitação em inovação em saúde que poderá validar soluções, integrando academia, governo e indústria.”

As equipes passarão por várias etapas durante o treinamento e os resultados avançam para buscar parcerias externas como conta Eduardo Emrich, da Biominas.  “A experiência adquirida no Inova Labs já mostrou em outras rodadas que os participantes conseguem levar seus produtos adiante, permitindo conexões para construir negócios de sucesso e criar ambientes de inovação em ciências da vida e biotecnologia, levando resultados para o Ministério da Saúde e para a população”.

As dezoito equipes selecionadas representam 10 unidades da Fiocruz sendo 4 delas unidades regionais, demonstrando o enorme alcance do programa. 

Estas foram as equipes selecionadas:

 

Equipe Unidade
AZans Biotec CDTS/VPPCB
CellTox IGM
CORONA-REVEAL IOC
DetectArbo IOC/IFF
DR.SONIC IGM
Escova Meneguetti INI
FreeMallaria IRR
Inbox Devices IRR
MacroINMicro IRR/IOC
Mag^IA IOC
MeuInfoSaude2 Ensp
Nanofight Virus Fiocruz Ceará
Nova Nano Farmanguinhos

Risco de doença transmitida
por mosquito em área
urbana

IAM
SintIFA Farmanguinhos
Tempo Certo IFF
UV BOTS INI
vaccine game Fiocruz Ceará

Os novos participantes, integrantes das equipes selecionadas, foram apresentados à metodologia do Inova Labs e conheceram um pouco dos trabalhos de cada grupo que participará da rodada. Para Dimitri Kamil Abramov, da equipe Tempo Certo, a expectativa é de união “nós esperamos que com esse programa, a equipe com quatro pessoas possa sincronizar nossos discursos e como uma empresa nascer de uma ideia. Será uma empresa que tem a vocação de beneficiar a sociedade acima de tudo e agradecemos a oportunidade.”

Frederico Silva Castelo Branco, de Farmanguinhos com a startup SintIFA, acredita na mudança de perspectiva “o nosso treinamento como cientista é muito técnico e a parte de empreendedorismo não é tão evidente nas nossas habilidades e com essas 10 semanas espero que seja possível aplicar esse conhecimento em projetos futuros. Nosso objetivo é aprender muito e converter todo investimento em benefício para a população.”

Jéssica Assis e Natália Custódio, que participaram da Rodada 2 em 2020 pela equipe   LactoPrevent, explicaram que o formato virtual ajudou. “Foi um diferencial, pois sem a locomoção para o Rio de Janeiro, toda equipe conseguiu participar de todas as etapas, aproveitando todas as informações”.

A rodada 3 tem previsão de encerramento em 6 de maio.

Para acessar a Welcome Session clique aqui

.
 

Voltar ao topoVoltar