Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Prevenção do câncer de colo do útero em debate no EPI 2008


25/09/2008

Compartilhar:

Prevenção do câncer de colo do útero em debate no EPI 2008

A prevenção do câncer de colo do útero foi o destaque do último dia do 8º Congresso Mundial de Epidemiologia e do 7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (EPI 2008),  que terminaram nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre. Cinco painéis e a aula magna de encerramento do evento, que foi ministrada por Nubia Muñoz, renomada especialista colombiana que coordenou a pesquisa responsável pela descoberta do papiloma vírus humano (HPV), foram dedicados ao tema.

Segundo Nubia, o HPV está confirmado como causa do câncer de colo do útero e outros tipos de câncer. O estudo, desenvolvido ao longo de 25 anos em 30 países, resultou na criação de uma vacina. "A vacina já foi aprovada por órgãos internacionais e tem o potencial de prevenir até 70% dos casos de câncer genital, a segunda maior causa de morte entre as latino-americanas", disse a cientista, que já supervisiona os ensaios clínicos.

Os dois congressos reuniram especialistas de mais de 50 países durante quatro dias. Foram apresentados e discutidos mais de seis mil comunicações cientificas. Os congressos Mundial e Brasileiro de Epidemiologia são promovidos, respectivamente, pela IEA e pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Leia também:
Filmes são premiados na quinta edição da Mostra VideoSaúde
OMS lança relatório sobre determinantes sociais no Epi 2008



Voltar ao topoVoltar