Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Presidente da Fiocruz divulga carta aberta no Dia da Consciência Negra (20/11)


21/11/2023

Coordenação de Comunicação Social (CCS)

Compartilhar:

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, divulgou carta aberta nesta segunda-feira (20/11), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, para manifestar o compromisso da Fiocruz com a promoção da igualdade racial, diversidade, políticas inclusivas e com o enfrentamento ao racismo estrutural. Leia o documento na íntegra:

"Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, manifestamos o compromisso renovado da Fundação Oswaldo Cruz com a promoção da igualdade racial, diversidade, políticas inclusivas e com o enfrentamento ao racismo estrutural. Na Fiocruz, reconhecemos a importância dessas dimensões para o avanço da ciência e da saúde pública. É fundamental refletirmos sobre as desigualdades históricas que persistem em nossa sociedade e que inaceitavelmente comprometem o acesso a oportunidades e serviços para grande parte da população brasileira. 

Desde 2009, contamos com a dedicação do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz. Em março deste ano criamos a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), com o objetivo de implementar ações para garantir a efetivação das políticas institucionais da Fiocruz para equidade, diversidade, inclusão e políticas afirmativas, reconhecendo a pluralidade da instituição como um valor.  

Atualmente, a Cedipa desempenha um trabalho essencial e urgente de enfrentamento ao racismo, capacitismo, machismo, misoginia, xenofobia, LGBTIfobia e diferentes violências de gênero e violações que comprometem o direito das pessoas dentro e fora da nossa instituição. Esse trabalho tem sido desenvolvido por meio de conexões interinstitucionais e em diálogo com movimentos sociais, organizações e universidades. Deixo aqui o meu agradecimento muito especial a todas as pessoas que têm se dedicado incansavelmente ao longo das últimas décadas na Fiocruz ao enfrentamento ao racismo e outras desigualdades. 

Por fim, convido o conjunto da Fiocruz a se engajar ativamente na promoção da igualdade racial e no enfrentamento ao racismo. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, onde cada pessoa tenha a oportunidade de realizar seu pleno potencial, independentemente da cor da pele. 

Que este Dia da Consciência Negra seja um momento de reflexão, mas também um catalisador para ações concretas que promovam a equidade e a justiça em nosso país.  

Mario Moreira,
Presidente da Fiocruz". 

Leia também: Fiocruz projeta frases antirracistas no Castelo pelo Dia da Consciência Negra

Voltar ao topoVoltar