Início do conteúdo

Prêmio Jabuti tem livros da Editora Fiocruz entre finalistas


24/10/2016

Assessoria de Comunicação / Editora Fiocruz

Compartilhar:

Dois títulos da Editora Fiocruz estão entre os finalistas do 58º Prêmio Jabuti, anunciados no dia 21 de outubro pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Dengue: teorias e práticas concorre na categoria Ciências da Saúde e Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. O Jabuti é considerado o mais tradicional prêmio do livro no Brasil.

 

Dengue: teorias e práticas analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor saúde, abrangendo as áreas de educação, comunicação social, saneamento básico etc. O livro aborda uma ampla variedade de temas, do histórico às inovações científico-tecnológicas em desenvolvimento, incluindo as vacinas preventivas e o controle vetorial por meio de mosquitos biológica ou geneticamente modificados. A coletânea foi organizada pelos pesquisadores Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Nacif Pimenta, da Fiocruz Minas, e Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fiocruz Mato Grosso do Sul. “Dengue: teorias e práticas” também é finalista do Prêmio ABEU 2016.

Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado aborda o consumo da droga por crianças e adolescentes e as consequências que sofrem devido ao uso da substância por pais ou responsáveis. As pesquisas em que a obra se baseia buscam identificar quantos e quem são esses jovens e traçar um perfil deles, além de refletir sobre as formas de atenção existentes em algumas cidades brasileiras. A coletânea foi organizada pela pesquisadora Simone Gonçalves de Assis, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

Em sua edição 2016, o Jabuti teve 2.402 obras inscritas, avaliadas por jurados especializados. Na primeira etapa de avaliação, foram selecionados os 10 melhores livros em cada uma de 27 categorias. Os três primeiros lugares de cada categoria serão conhecidos no dia 11 de novembro.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar