Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Prefeitura Municipal de Nilópolis recebe a exposição “Carlos Chagas”

Carlos Chagas trabalhando

28/11/2017

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Elaborada para comemorar os 90 anos da descoberta da doença de Chagas, em 1999, a exposição Carlos Chagas poderá ser vista em Nilópolis até janeiro. O público confere a vida e a obra do médico e cientista, que também foi diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), na sede da Prefeitura Municipal. São apresentados 15 painéis com trabalhos significativos de um dos mais importantes cientistas brasileiros, nas áreas de pesquisa biológica, médico-sanitárias, na saúde pública e em administração do IOC.

Carlos Chagas nasceu no dia 9 de julho de 1878, na Fazenda Bom Retiro, a cerca de 20 quilômetros da cidade de Oliveira, em Minas Gerais. Foi nomeado médico da Diretoria-Geral de Saúde Pública em 1904, e no ano seguinte participava da campanha contra a malária em Itatinga, em São Paulo. Fez o mesmo em Xerém, na Baixada Fluminense.

Em 1907, no norte de Minas Gerais, o médico coordenou a campanha contra a malária, que se alastrava junto aos trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil. Dois anos depois, era publicada a descoberta do Trypanosoma cruzi na revista alemã Archiv für Schiffs-und Tropen-Hygiene. A identificação do protozoário no sangue da menina Berenice, em Lassance, ocorreu em abril de 1909. Na ocasião, o diretor do IOC, Oswaldo Cruz, comunicava a descoberta de uma nova doença, que levaria o nome de Chagas, em sessão da Academia Nacional de Medicina. Carlos Chagas morreu em 8 de novembro de 1934.

Serviço

Exposição “Carlos Chagas”.
Local: Galeria de Arte Willy Voigot - Prefeitura de Nilópolis.
Período:  24 de novembro de 2017 a 22 de janeiro de 2018.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Grátis.
Endereço: rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro.

 

Voltar ao topoVoltar