31/01/2023
Icict/Fiocruz
A desassistência sanitária e nutricional que atinge os povos indígenas do território Yanomami levou o Ministério da Saúde (MS) a declarar a situação como Emergência em Saúde Pública de importância nacional. Nas últimas semanas, o país tem acompanhado uma série de medidas humanitárias em apoio a indígenas Yanomamis em situação de extrema vulnerabilidade. A Fiocruz anunciou (23/1) a instalação de uma Sala de Situação para articular possíveis ações de apoio ao MS e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), integrando o COE-Yanomami, frente à emergência sanitária.
Tema de profunda relevância na agenda pública do país, a saúde dos povos indígenas tem ampla circulação nas pesquisas e nos espaços de produção de conhecimento da Fiocruz. Na plataforma Porto Livre, portal de livros em acesso aberto coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), 15 obras estão disponíveis para download gratuito sobre o tema. São livros que transitam sobre as mais diversas questões de saúde relacionadas aos povos originários. Questões que dialogam diretamente com o cenário enfrentado pelos Yanomamis: vigilância alimentar e nutricional; direito sanitário; vulnerabilidade; cenários epidemiológicos; medicinas e tradições indígenas etc.
Porto Livre: acesse a lista completa de livros sobre Saúde Indígena.
Livros da Editora Fiocruz fazem parte da lista da Porto Livre. Outros três livros completam a lista de saúde indígena em acesso aberto na plataforma: Pohã Ñana: nãnombarete, tekoha, guarani ha kaiowá arandu rehegua ou Plantas medicinais: fortalecimento, território e memória guarani e kaiowá (Fiocruz Pernambuco, 2020); Equidade Étnicorracial no SUS: pesquisas, reflexões e ações em saúde da população negra e dos povos indígenas (Rede Unida, 2018); e O direito sanitário na sociedade de risco: a política nacional de atenção à saúde dos Povos Indígenas (Editora Fi, 2017).
Arca e VideoSaúde também contemplam produções sobre o tema
Outras plataformas vinculadas ao Icict/Fiocruz que também apresentam uma série de obras em acesso aberto relacionadas à saúde indígena são o Arca, repositório institucional da Fiocruz, e a VideoSaúde Distribuidora. No repositório, são centenas de trabalhos desenvolvidos pela comunidade Fiocruz, que incluem livros, teses, manuais, dissertações, artigos e vídeos. Arca: acesse a lista de obras sobre Saúde dos Povos Indígenas.
Já a VideoSaúde Distribuidora, responsável por produzir, distribuir e preservar material audiovisual sobre saúde, ciência e tecnologia, também dispõe de uma área temática com produções sobre saúde indígena. Confira seleção feita pela VideoSaúde.