Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

24/12/2018

Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS é lançada na Fiocruz


Por: Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)

Foi lançada nesta terça-feira (18/12), na Fiocruz, a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS. A iniciativa é um desdobramento da cooperação técnica entre o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), visando fomentar a aproximação da pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vividas no cotidiano das gestões municipal, estadual e federal. Para o chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, eventos como este servem para mostrar a grande capacidade de inovação em gestão e práticas de saúde no SUS. “Vamos manter as atividades em 2019, nos estados nos quais a Fiocruz têm unidades, e procurar fortalecer, de maneira ainda mais efetiva, a cooperação da instituição com o Conass, o Conasems e o Cosems/RJ”.

Fernandes lembrou que esta é uma agenda municipalista e que por isso mesmo precisa das prefeituras para ser implantada com sucesso e gere frutos. A presidente do Cosems-RJ e secretária de Saúde de Piraí, Maria da Conceição Souza Rocha, afirmou que a cooperação com a Fiocruz leva à defesa de três patrimônios: a própria Fundação, o SUS e a democracia. “É fundamental proteger instituições como a Fiocruz, que cuidam do saber e da pesquisa. Os trabalhos e experiências catalogados no IdeiaSUS podem aparentar ser simples, mas são eles que fazem o SUS rodar. É importante nos juntarmos para que o SUS esteja vivo e atendendo ao seu grande público, que é toda a população brasileira”, disse Maria da Conceição. Ela disse que os trabalhadores da saúde dos municípios acreditam no SUS e o mantêm em funcionamento.

Em seguida, o administrador da Plataforma IdeiaSUS, Gilvan Mariano, da Fiocruz Pernambuco, fez uma exposição sobre as novas funcionalidades e serviços do site. “O objetivo é permitir acesso ainda mais rápido ao usuário, suas práticas e demandas. Fizemos esse redesenho baseados no uso que as pessoas fazem da página. Temos usuários em 511 municípios de todas as unidades da Federação. E em vamos oferecer uma novidade: um aplicativo de celular que dará condições aos usuários de enviar suas práticas dos seus celulares”. Após o lançamento da Plataforma houve uma roda de práticas IdeiaSUS, com a participação de representantes das secretarias de Saúde de seis municípios do Rio de Janeiro (Silva Jardim, Iguaba Grande, Mangaratiba, São João da Barra, Piraí e Três Rios), que apresentaram projetos, além de experiências exitosas do Hospital Cardoso Fontes, do Instituto Down e do Instituto da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

O IdeiaSUS é coordenado pela Presidência da Fiocruz e parte do princípio de que a troca de experiências, sejam elas exitosas ou não, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A iniciativa é um desdobramento da cooperação técnica entre a Fundação, Conass e Conasems e, no Estado do Rio de Janeiro, com o Cosems-RJ, fomentando a aproximação da área de pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal, estadual e federal.

A Roda de Práticas é um dispositivo para sistematizar experiências nos territórios e que contribui para agregar e integrar as redes colaborativas de produção social da saúde, sendo um espaço de reflexão sobre iniciativas do SUS. As práticas apresentadas estão disponibilizadas na Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS, que busca facilitar o acesso aos interessados em conhecer e inserir práticas, divulgar e replicar ações, experiências, projetos e programas implantados no SUS.

É fundamental proteger instituições como a Fiocruz, que cuidam do saber e da pesquisa. Os trabalhos e experiências catalogados no IdeiaSUS podem aparentar ser simples, mas são eles que fazem o SUS rodar - Mª da Conceição Souza Rocha (Cosems-RJ/Piraí)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar