Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

PITSS é tema de trabalho apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021Rio


18/10/2021

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

O Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) foi apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos-UIA2021Rio como um dos trabalhos aprovados sobre “Saúde e Cidade” pelo UIA-Public Health Group (UIA-PHG). O evento promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e sediado pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, reuniu de forma virtual mais de 85 mil pessoas de 190 países.

A coordenadora executiva do Programa, a arquiteta e urbanista, Andréa Vasconcellos, participou da mesa redonda temática “Intervenções em ambientes de saúde”, uma das 15 mesas temáticas do Seminário UIA-PHG, realizada no palco virtual Saúde Pública. As mesas contaram com 51 autores de 15 países. 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, participou da mesa de abertura do palco Saúde Pública, intitulado Cidades, Saúde e Equidade. Também participaram o coordenador do Seminário UIA-PHG, Jerônimo de Moraes, o diretor da UIA-PHG, Ray Pentecost, o presidente da UIA2021Rio, Sergio Magalhães, a presidente da ABDEH, Elizabeth Hirth, a presidente do CAU/BR, Nadia Somekh, a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista e o secretário Geral da UIA-PHG, Zhipeng Lu. 

A Fiocruz teve um protagonismo expressivo no UIA2021Rio, sobretudo, por meio do Grupo de Trabalho (GT UIA-PHG), instituído em 2019 pela Presidência (Portaria nº 6307/2019-PR) para contribuir com a organização do 40º Seminário Anual do Grupo de Saúde Pública UIA-PHG, durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. 

Sob a coordenação dos arquitetos urbanistas Renato da Gama-Rosa Costa (COC) e Jerônimo de Moraes Neto (Bio-Manguinhos), o GT UIA-PHG contou com a participação de arquitetos e urbanistas, antropólogos, geógrafos, sociólogos e historiadores da Fiocruz, algum dos quais também apresentaram trabalhos no UIA2021Rio, tendo sido uma oportunidade para o fortalecimento a rede de saúde urbana da Fiocruz.

Outro destaque da participação da Fiocruz no UIA2021Rio foi a contribuição ativa do GT UIA-PHG à Carta do Rio, manifesto divulgado e aprovado no último dia do UIA2021Rio. O documento reuniu princípios e diretrizes em defesa da construção de cidades acolhedoras e saudáveis, incluindo a defesa da diversidade, do respeito, da participação coletiva, de políticas públicas que promovam a equidade, da universalização de serviços básicos, da dignidade da moradia, do bem-estar dos cidadãos, de melhor mobilidade urbana e do uso harmonioso e democrático do espaço urbano. A Carta do Rio foi apresentada pela presidente Nísia Trindade para o Conselho Deliberativo da Fiocruz, na tarde do mesmo dia da sua aprovação no UIA2021Rio, em 22 de julho de 2021.

 

Mesa de abertura do palco Saúde Pública: Cidades, Saúde e Equidade
 
Apresentação do PITSS no palco virtual Saúde Pública do UIA-PHG
 
Aprovação da Carta do Rio no 27º Congresso Mundial de Arquitetos
 
Apresentação da Carta do Rio no CD da Fiocruz, em 22/07/2021

 

 

Voltar ao topoVoltar