Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores identificam novo parasito no ES


03/05/2007

Compartilhar:

Pesquisadores identificam novo parasito no ES

O Laboratório de Helmintoses Intestinais do Instituto René Rachou (IRR), unidade da Fiocruz em Minas Gerais, acaba de identificar em Cariacica e Vila Velha, municípios da Grande Vitória, no Espírito Santo, a presença de um helminto, agente etiológico da meningoencefalite eosinofílica, que era encontrado até agora somente na África e na Ásia. A descoberta se deu a partir da informação de duas pessoas com relato de ingestão de moluscos (lesmas), que apresentaram sintomas de meningite. 

Os moluscos também foram encontrados na casa de uma criança, moradora de Vila Velha, na Grande Vitória, que apresentou os sintomas de uma meningite inespecífica. Após eliminação de outras causas, os pesquisadores levantaram  a suspeita de meningoencefalite eosinofílica. A doença tem como agente etiológico o helminto Angiostrongylus cantonensis, até então não encontrado na América do Sul.

Os fatos despertaram a atenção das secretarias de Saúde de Cariacica e do Espírito Santo, que enviaram moluscos encontrados na residência dos dois rapazes doentes e da criança para o Laboratório de Helmintoses Intestinais do IRR, que é referência nacional para exames e identificação de moluscos do gênero Biomphalaria.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

 

 

Voltar ao topoVoltar