Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores do Icict participam do lançamento coletivo de livros da Editora Fiocruz

Capa dos livros lançados pela editora

12/12/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) irão participar do lançamento coletivo da Editora Fiocruz, na próxima quinta-feira (15/12). O evento marca a retomada presencial do encontro entre autores, organizadores e público leitor, que se reúne para celebrar a mais recente produção editorial (2020-2022) da Editora. O lançamento será no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), no Rio de Janeiro, e terá início às 18h.

Em meio aos muitos desafios da pandemia, os pesquisadores do Icict vêm contribuindo para a ampliação do acesso ao conhecimento científico por meio da publicação de livros nas diversas áreas da saúde. As obras publicadas pela Editora Fiocruz que contam com os estudos, as pesquisas e as produções científicas de integrantes do Icict ilustram essa importante contribuição. 

Acesse o convite do lançamento coletivo da Editora Fiocruz 

Em 2020, Igor Sacramento e Wilson Couto Borges, pesquisadores do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict), lançaram Representações Midiáticas da Saúde. Integrante da coleção Temas em Saúde da Editora Fiocruz, o título reflete sobre o papel da mídia nas representações de saúde, doença e corpo, analisando como as diferentes mídias impactam na reconfiguração da ideia de fatores de risco. O livro propõe ainda contribuições para demais dimensões das representações midiáticas da saúde, como noções de corpo em forma, dismorfia corporal e cirurgia bariátrica, a partir de veículos como jornal impresso, programas de TV e canais do YouTube.  

Confira o vídeo dos autores Igor Sacramento e Wilson Borges sobre o livro

Já os pesquisadores Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, e Luiz Felipe Stevanim, jornalista e editor da revista Radis (Ensp/Fiocruz), são os autores de Direito à Comunicação e Saúde, publicado em 2021. O livro analisa a centralidade do direito à comunicação para a garantia da saúde e dos princípios do SUS. O objetivo principal da obra é compreender as relações entre comunicação e saúde – ambas identificadas como expressões de cidadania – à luz dos direitos humanos. O volume, que também faz parte da coleção Temas em Saúde, levanta referenciais teóricos e contextos em que as interfaces entre direito à comunicação e à saúde estão presentes, abordando temas como exclusão digital, proteção de dados pessoais e desinformação.  

Confira o vídeo dos autores Rodrigo Murtinho e Luiz Felipe Stevanim sobre o livro

Outro título da coleção Temas em Saúde encabeçado por pesquisadores do Icict é Os Animais Peçonhentos na Saúde Pública (2022), de autoria de Claudio Maurício Vieira de Souza, doutor pelo PPGICS/Icict, e Rosany Bochner, ex-coordenadora do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas). A obra discute os múltiplos fatores que envolvem os acidentes e problemas de saúde causados por animais peçonhentos, especialmente entre as populações mais vulneráveis. A obra mostra como o modelo de atenção aos acidentes por esses animais vem funcionando como um ecossistema de políticas públicas do SUS. 

Confira o vídeo do autor Claudio Maurício sobre o livro

Mais recentemente, em setembro de 2022, a Editora Fiocruz lançou Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde, coletânea que tem o pesquisador Christovam Barcellos, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), como um dos organizadores. O livro pretende contribuir com estratégias para aumentar a resiliência do setor Saúde e das comunidades em face das mudanças climáticas e seus impactos. A obra mostra que mudanças ambientais e climáticas interagem entre si, abordando como a complexa relação entre saúde e ambiente vem sendo cada vez mais discutida e apontando que, nas últimas décadas, desequilíbrios ambientais vêm afetando direta e indiretamente a saúde humana. O título reúne especialistas das mais diversas áreas, incluindo pesquisadores, bolsistas e colaboradores do Icict: Diego Ricardo Xavier, Mariana Melo Cavalcante, Patrícia Feitosa e Renata Gracie.

Confira o vídeo do pesquisador Christovam Barcellos sobre o livro

Icict está presente em série de e-books sobre ações da Fiocruz na pandemia

Christovam Barcellos também foi um dos organizadores do e-book Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde. Lançada em 2021, a obra – disponível para download gratuito – faz parte da série Informação para Ação na Covid-19, uma parceria entre o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz. O livro segue a ideia central da iniciativa encabeçada pelo Observatório: reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia, mapeando a evolução do vírus e as ações de enfrentamento. Covid-19 no Brasil recebeu uma série de reconhecimentos ao longo deste ano: foi um dos 10 finalistas na categoria Ciências do Prêmio Jabuti, principal premiação literária do país, e conquistou o terceiro lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias.
  
Publicados de 2020 a 2022, os cinco e-books da série Informação para Ação na Covid-19 estão disponíveis somente em formato digital e em acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa. Os livros contam com diversos capítulos oriundos de pesquisas e estudos liderados por profissionais e especialistas do Icict. 

Acesse os e-books da série Informação para Ação na Covid-19

Serviço

Editora Fiocruz | Lançamento Coletivo de Livros
Produção Editorial 2020-2022
Data: 15 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 18h
Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ)
Rua do Pinheiro, 10
Flamengo – Rio de Janeiro – RJ
 

Voltar ao topoVoltar