Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores discutem livre acesso à informação científica no Brasil e no mundo


13/03/2013

Compartilhar:

Europa e Estados Unidos adotaram, recentemente, atitudes que fortalecem o movimento internacional de livre acesso à informação científica produzida com verba pública. A Fiocruz se integra a esse movimento por meio do Arca, seu repositório institucional, que reúne e disponibiliza a produção técnico-científica da instituição.

Para enriquecer a discussão sobre o tema na Fundação, o site do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) - que administra o Arca - publica uma entrevista com o especialista em ciência da informação Hélio Kuramoto, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e a pesquisadora do Icict/Fiocruz Cristina Guimarães.

Os especialistas esclarecem sobre os benefícios que o livre acesso à informação traz para a comunidade científica mundial, inclusive brasileira, e para os cidadãos. Eles também analisam algumas questões necessárias para a criação de uma cultura de livre acesso no Brasil e para a implantação de normas que orientem essas iniciativas.  

Leia a entrevista.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar