Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores da Fiocruz são eleitos para a Acadêmia Brasileira de Ciências


05/12/2023

Por VPPCB

Compartilhar:


Pesquisadores da Fiocruz Márcio Rodrigues e Bruno Solano | Reprodução Internet

Os pesquisadores Márcio Lourenço Rodrigues, do Instituto Carlos Chagas (ICC) da Fiocruz Paraná e Bruno Solano de Freitas Souza do Instituto Gonçalo Moniz (IGM) Fiocruz Bahia, foram eleitos para uma das cadeiras de Ciências Biomédicas da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A divulgação da lista dos novos membros titulares da instituição ocorreu no dia 4 de dezembro. A posse será realizada em maio de 2024, durante a Reunião Magna da ABC, que ocorrerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

Pesquisador do Laboratório de Regulação da Expressão Gênica, Márcio trabalha na busca por ferramentas de enfrentamento para doenças fúngicas – que provocam cerca de 1,5 milhão de mortes todos os anos no mundo – e na investigação dos mecanismos pelos quais fungos causam dano ao hospedeiro. O cientista atua na coordenação geral do Programa Inova da Fiocruz e também é responsável pela implantação e a coordenação de uma unidade internacional do Instituto Pasteur na Fiocruz Paraná.

Já Bruno Solano é pesquisador em Saúde Pública no Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-BA) e no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), médico coordenador e responsável técnico do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael.

Os novos membros são eleitos anualmente e os cientistas são indicados por membros titulares da ABC. Alguns dos requisitos exigidos são estar radicado no Brasil há mais de 10 anos, ter destacada atuação científica e notória liderança nacional na sua área.

Voltar ao topoVoltar