Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores da Fiocruz integram delegação brasileira na COP28, em Dubai


02/12/2023

Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

Dubai é a sede da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28). A delegação brasileira é composta por ministros, representantes do governo, setor privado, sociedade civil e academia. Cinco pesquisadores da Fiocruz integram a delegação: Guilherme Franco Netto, coordenador de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPPAPS), Christovam Barcellos, coordenador do Observatório do Clima e Saúde, Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Manuela da Silva, coordenadora do Biobanco da Vice-Presidencia de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), e Luiz Augusto Galvão, pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris). 

Na sexta-feira (1º/12), os pesquisadores acompanharam o painel Saúde, Equidade e Mudanças do Clima, mediado pelo Ministério da Saúde, e que contou com a participação da ministra Nísia Trindade. 

A ministra destacou que, pela primeira vez, o tema saúde ocupa um lugar na agenda central deste tipo de evento. "É fundamental que o assunto das relações entre mudança climática e seus impactos seja aprofundado", diz. 

A ministra também abordou os impactos das alterações no clima principalmente nas populações mais vulneráveis, como povos indígenas, comunidades tradicionais e as populações das periferias, sobretudo pela exposição a altos níveis de poluição do ar e a falta de acesso a água potável e saneamento.

Diante da urgência climática e seus efeitos na saúde, Guilherme ressalta que a Fiocruz deverá organizar processos e competências para fazer com que a ação de resistência ocorra de forma eficaz, a fim de contribuir para o fortalecimento do SUS. “Para isso, a VPPAPS já está buscando alinhamentos com a Presidência e as unidades da Fiocruz para construir uma agenda potente da instituição relacionada à questão climática”, disse.

Mais de 138 chefes de Estados e Governos acompanham a conferência, principal evento internacional sobre mudanças climáticas. Em 2025, a COP30 acontecerá no Brasil, em Belém do Pará, e o país está focado em alcançar bons resultados, como a redução das emissões de gases de efeito estufa ao diminuir o desmatamento, além de já ter a matriz energética com 48% de fontes renováveis.

Voltar ao topoVoltar