Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora da Fiocruz PE é indicada para o Conselho Deliberativo do CNPq


16/02/2018

Por: Solange Argenta (Fiocruz Pernambuco)

Compartilhar:

A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Celina Turchi foi indicada, na lista tríplice da área de Ciências Biológicas e da Saúde, para integrar o Conselho Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A escolha do representante, entre os nomes indicados, será feita pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

As indicações resultam da consulta feita às associações científicas afiliadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O processo, que ocorreu em duas etapas, contou com a participação de 77 entidades e foi concluído na última quinta-feira (08/02). O procedimento para a composição das listas de representantes da comunidade científica para o CD/CNPq foi estabelecido pelas sociedades científicas em 1999.

O Conselho Deliberativo, que representa a maior instância de poder decisório do CNPq, é composto pelo presidente da instituição, pelo secretário-executivo do MCTIC e por representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq. O Conselho Deliberativo deve formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade, aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.

Para o diretor da Fiocruz PE e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Sinval Brandão Filho, a indicação da Dra. Celina Turchi, que coordenou o primeiro estudo que demonstrou a associação entre o vírus zika e os casos de microcefalia em recém-nascidos, é mais do que justa e representa um importante impacto político para a comunidade de pesquisadores em medicina tropical e saúde pública e para a SBMT: “Foi uma grande satisfação para nós da SBMT indicarmos os nomes dos colegas Celina Maria Turchi Martelli, Mitermeyer Galvão dos Reis e Carlos Henrique Nery Costa, três renomados cientistas de reconhecida competência em suas áreas de atuação”, acrescenta.

De acordo com o Termo de Compromisso assinado pela pesquisadora Celina Turchi, o representante do Conselho Deliberativo do CNPq deverá informar à SBPC e ao Fórum das Associações Científicas Afiliadas as questões importantes e polêmicas que serão deliberadas e levar em conta as eventuais manifestações destas entidades sobre elas.

Sobre Celina Turchi

Pesquisadora visitante no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz PE) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq PQ-1C, com projetos em arboviroses. É médica, com carreira acadêmica iniciada na Universidade Federal de Goiás (1986-2011). Tem mestrado em Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine e PhD em Saúde Pública na Universidade de São Paulo. É membro titular do Comitê de Assessoramento Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq e membro do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) e do ZikaPLAN Consortium. Coordena o Microcephaly Epidemic Research Group (MERG), grupo de pesquisa coordenado pela Fiocruz PE, que tem por objetivo investigar fatores biológicos, epidemiológicos e sociais relacionados à síndrome congênita de zika.

Prêmios: The 2017 TIME 100 (EUA); “Faz a Diferença”, jornal O Globo 2017 (Rio de Janeiro); Cidadã Pernambucana, Assembleia Legislativa de Pernambuco, 2017; Medalha “Anhanguera” de Goiás, 2017; Nature’s 10, 2016; Prêmio Péter Murányi 2018.

Com informações da SBMT

Voltar ao topoVoltar