Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

23/06/2017

Pesquisadora da Fiocruz é reeleita membro da diretoria executiva da WFCC


Fonte: CCS e VPPCB

A pesquisadora Manuela da Silva, assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e coordenadora das Coleções Biológicas da Fiocruz, foi reeleita membro da diretoria executiva da Federação Mundial de Coleções de Cultura (WFCC, na sigla em inglês) pelo período de 2017 a 2020. Manuela cumpriu o primeiro mandato entre 2013 e 2016 e a sua permanência na WFCC permite a continuidade de um trabalho participativo e decisório, inclusive quanto à regulamentação de acesso e repartição de benefícios (Protocolo de Nagoya/Convenção da Diversidade Biológica).

Atualmente com 31 Coleções Biológicas, a Fiocruz se destaca no cenário internacional por meio da participação ativa de seus representantes junto a órgãos e organizações de relevância internacional. Pioneira no desenvolvimento de uma base de dados internacional sobre recursos microbianos em todo o mundo, a WFCC é uma Comissão Multidisciplinar da União Internacional de Ciências Biológicas (IUBS) e uma Federação na União Internacional de Sociedades Microbiológicas (IUMS).

A WFCC reúne atualmente 724 coleções de culturas de 75 países e está envolvida com questões referentes à coleta, autenticação, manutenção e distribuição de culturas de micro-organismos e culturas de células. O objetivo é promover e apoiar o estabelecimento de coleções de cultura e serviços relacionados, fornecer conexão e criar uma rede de informação entre as coleções e seus usuários, organizar workshops e conferências, publicações e boletins e trabalhar para garantir a perpetuação a longo prazo de coleções importantes.

Manuela da Silva ainda representará a Fiocruz na 14ª Conferência Internacional de Coleções de Culturas (ICCC14), organizado pela WFCC, entre os dias 17 e 22 de julho, em Singapura.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar