Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora da Fiocruz Bahia é autora de três capítulos do livro 'Tratado de Infectologia'


01/03/2021

Fonte: IGM/Fiocruz Bahia

Compartilhar:

A 6ª edição do 1º volume do livro Tratado de Infectologia conta com três capítulos de autoria da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Leila Campos. A publicação da editora Atheneu, organizada por Roberto Focaccia, é amplamente utilizada por estudantes da graduação de medicina e outras áreas da Saúde.

Os capítulos 43, 60 e 61, o primeiro elaborado pela cientista em conjunto com Roberto Focaccia, tratam de aspectos microbiológicos e patogênicos da doença meningocócica, das salmoneloses e das shigeloses, respectivamente. Mais conhecida como meningite, a doença meningocócica é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A salmonelose é causada pela bactéria Salmonella que causa intoxicação alimentar e pode provocar graves infecções. Já as shigeloses são causadas pelas bactérias Shigella que acometem o intestino.

O livro é uma das obras tradicionais brasileiras de Infectologia tendo formado gerações de infectologistas desde a década de 1950, sob o título Doenças Infecciosas e Parasitárias. A publicação de 2 volumes contou com 422 colaboradores e possui 122 capítulos e 2.704 páginas.

Bióloga, Leila Campos possui doutorado em Microbiologia e Imunologia, pela Universidade Federal de São Paulo, e pós-doutorado, pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Bahia e faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI), da mesma instituição. Tem experiência na área de microbiologia médica, nos seguintes temas: enterobactérias, fatores de virulência e patogenicidade bacteriana, resistência a antimicrobianos. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo a epidemiologia molecular de B. pertussis e N. meningitidis.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar