Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa estuda transmissão da filariose


18/01/2007

Compartilhar:

Pesquisa estuda transmissão da filariose em Pernambuco

A transmissão da filariose no Alto da Bondade e Alto da Conquista, dois bairros de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, será acompanhada por pesquisadores do Serviço de Referência Nacional em Filariose (SRNF) do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. O estudo ocorrerá durante o tratamento em massa da população, que será realizado de abril de 2007 a 2009, pelo Programa Municipal de Controle e Eliminação da Filariose da Secretaria de Saúde de Olinda, com a qual o SRNF tem parceria. Um grande mutirão para identificar casos de filariose teve início no dia 15 de janeiro, nas duas comunidades.

Dois grupos serão acompanhados: um formado por adultos, chamado sentinela, no qual o diagnóstico da presença do verme causador da filariose (microfilária) no sangue já foi confirmado, e outro por crianças de 5 a 14 anos. O primeiro terá o nível de infecção do parasita no sangue avaliado a cada ano para ver se a microfilária está desaparecendo da circulação do indivíduo.

A filariose, ou filaríase, é causada por vermes que parasitam os vasos linfáticos. No caso brasileiro, ela é ocasionada por helmintos da espécie Wuchereria bancrofti. A infecção ocorre quando mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus, que ao picarem uma pessoa transmitem larvas da W. bancrofti. De 10% a 15% dos casos de filariose vão apresentar elefantíase, após 10 a 15 anos de infecção.

A íntegra da reportagem  na Agência Fiocruz de Notícias.

Saiba mais sobre a filariose linfática

Voltar ao topoVoltar