Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa da Rede PMA-APS em MG realiza seminário, curso e lança livro em 2023


29/11/2023

Por PMA/VPPCB

Compartilhar:

Integrantes da pesquisa “Planeja Minas. Políticas Baseadas em Evidências para Assistência Farmacêutica (AF) Municipal: Aplicação de Metodologias Participativas no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)”, realizaram o Seminário “Diálogos sobre Assistência Farmacêutica no Contexto da Atenção Primária à Saúde: Desafios e Perspectivas”, que apresentou os resultados e produtos do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos, na Rede PMA-APS.

Para discutir e aprofundar o tema, o evento contou com representantes de diferentes instituições, entre elas: Ministério da Saúde (MS); Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG); Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG); Conselho Estadual de Saúde (CES/MG); Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG), Federação Nacional dos Farmacêuticos, 60 municípios mineiros, além de pesquisadores de outras unidades da Fiocruz. 

Para Tatiana Luz, coordenadora da pesquisa, “a participação de representantes chave, trouxe perspectivas complementares ao diagnóstico realizado, e mostra que estamos contribuindo para consolidar e fortalecer o SUS”. 

Durante o seminário, também houve o lançamento do livro Diagnóstico Situacional da Assistência Farmacêutica Municipal: Uma Síntese de Evidências no Contexto da Atenção Primária à Saúde, produto direto da pesquisa fomentada pelo Programa PMA, que se encontra disponível para acesso gratuito na plataforma Arca.


Representantes presentes no Seminário receberam exemplares do livro (Crédito - Fotos Tatiana Luz)

Segundo a coordenadora, esse é o primeiro livro do país com um panorama sobre a implementação da AF na APS, que, por meio de uma linguagem acessível, combina diferentes referenciais teóricos com um consolidado banco de dados sobre o assunto.  Ainda para Tatiana, “Ele reflete os processos de troca, amadurecimento e aprendizado percorridos durante a pesquisa do PMA”. 

Como resultados das articulações alcançadas, o grupo participou das atividades de comemoração do Dia do Farmacêutico, realizadas no CRF/MG, e, atualmente oferta, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), o Curso de Capacitação em Elaboração de Políticas Baseadas em Evidências para AF Municipal, no qual gestores e profissionais da saúde dos 60 municípios mineiros participantes poderão elaborar políticas de AF, que atendam às realidades locais.


Dia internacional do farmacêutico: presidente e vice-presidente do CRF/MG e a farmacêutica contemplada no sorteio do livro (Crédito – Fotos Tatiana Luz)

Voltar ao topoVoltar