Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

05/11/2012

Pesquisa da Fiocruz Minas sobre vacina contra doença de Chagas é premiada


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Projeto de pesquisa da Fiocruz Minas para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença de Chagas recebeu o Prêmio Theresa Kipnis, de melhor trabalho, no Imuno 2012, congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Imunologia e realizado no final de outubro.

O doutorando Rafael Polidoro Alves, do Laboratório de Imunopatologia do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), é o autor da pesquisa e já havia recebido, neste ano, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - na categoria jovem pesquisador. Anteriormente, trabalho foi agraciado com os prêmios Global Travel Award, da Fundação Bill e Melinda Gates (2010), e Melhor Doutorado, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) (2011).

O trabalho baseia-se na combinação de uma proteína copiada do Trypanosoma cruzi (protozoário causador da doença de Chagas) e dois vírus atenuados:  o influenza (da gripe), modificado geneticamente, e um adenovírus, construído em laboratório. Os testes demonstraram que, após a aplicação da vacina, os animais de laboratório expostos à doença desenvolveram anticorpos e capacidade de defesa contra a proteína do T. cruzi que provoca a infecção.

A pesquisa é orientada pelo imunologista Ricardo Gazzinelli e pelo virologista Alexandre Vieira Machado, ambos da unidade da Fundação em Minas Gerais. O estudo ainda contou com a colaboração dos pesquisadores Maurício Martins Rodrigues, da Universidade de São Paulo (Unifesp), e Oscar Bruna Romero, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A vacina poderá ser usada, também, para combater outras doenças como a leishmaniose e alguns tipos de gripe.

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar