Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa aponta relação entre remédios e mídia


21/08/2007

Compartilhar:

Pesquisa avalia relação entre medicamentos e mídia

O pesquisador Álvaro Nascimento, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), publicou artigo sobre a relação entre indústria farmacêutica, agências de publicidade, empresas de comunicação e comércio varejista na nova edição da revista  Trabalho, Educação e Saúde.

Com o título Propaganda de medicamentos: como conciliar uso racional e a permanente necessidade de expandir mercado? , o artigo traz extensa reflexão sobre como a revolução científica e tecnológica fez surgir o fenômeno da medicalização e da lógica de que estes bens e serviços devem ser considerados mercadorias como os demais. 

O artigo esclarece que o problema levou o Estado a regular a propaganda de medicamentos por meio de leis, decretos e códigos, que vêm sendo desrespeitados ao longo do tempo. A Trabalho, Educação e Saúde é uma publicação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

Leia os artigos na íntegra.


 

Voltar ao topoVoltar