Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa analisa política pública para pessoa com deficiência


28/04/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Ao longo das últimas décadas, diversos avanços foram obtidos em relação às políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil e no mundo. A participação efetiva dessas pessoas na definição de políticas, por exemplo, foi um grande avanço, pois demonstra a significativa conscientização da sociedade sobre o tema.

Apesar dos progressos, diversos obstáculos ainda se colocam pela frente, de forma que é possível afirmar que a política de atenção à saúde da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo ainda é precária.

No intuito de explorar a questão, a terapeuta ocupacional Vania Mefano desenvolveu a pesquisa Política pública para pessoa com deficiência: Brasil e experiência internacional. O estudo foi orientado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e pesquisador da Escola, Nilson do Rosário, no âmbito do mestrado em Saúde Pública da ENSP. 

Segundo Vania Mefano, "para a garantia do sucesso da política pública para pessoa com deficiência é necessária, entre outras medidas, a presença mais efetiva do Estado". Leia a entrevista sobre o desenvolvimento e os resultados da pesquisa no Informe Ensp.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar