Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Perspectivas Globais sobre Vacinação e Desafios Antivacinação


27/11/2023

Vinicius Ameixa

Compartilhar:

No próximo dia 9 de dezembro de 2023, sábado, a Academia Nacional de Medicina do Brasil sediará o evento "Situação da Vacinação e Movimentos Antivacinação", reunindo renomados líderes e especialistas de diversos países para discutir os desafios enfrentados pelas políticas de vacinação.

A abertura do evento, programada para as 14h, contará com a presença dos principais atores globais na área da saúde, como o Presidente da Academia Nacional de Medicina do Brasil, Francisco Sampaio, a Ministra da Saúde do Brasil e Vice-Presidente Honorária da ANM-BR, Nísia Trindade Lima, o Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde, Jarbas Barbosa, o Presidente da Academia Nacional de Medicina da França, Jean-Pierre Goullé, e o Presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, Duarte Nuno Vieira.

A programação seguirá com apresentações às 14h30, iniciando com a Ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade Lima, seguida por Agnès Firmin Le Bodo, Ministra Delegada do Ministério da Saúde e Prevenção da França, às 14h45. Jarbas Barbosa, Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde, fará sua apresentação às 15h, seguido por Manuel Pizarro, Ministro da Saúde de Portugal, às 15h15, e Victor J. Dzau, representante da Academia Nacional de Medicina e do Serviço de Saúde dos EUA, às 15h30.

A partir das 15h45, está prevista uma mesa redonda sobre "Políticas Nacionais de Vacinação", moderada por Yvon Lebranchu (ANM-FR), com a participação de Jorge Kalil (ANM-BR), representantes dos EUA e Portugal, Lely Guzmán da OPAS/OMS e José Temporão (ANM-BR).

Após um intervalo às 16h30, terá lugar a mesa redonda "Educação, Informação e Hesitação: Campanhas de Informação e Sensibilização do Público", com a participação de especialistas como Yvon Lebranchu e Patrice Debré da ANM-FR, Margareth Dalcolmo e Ethel Maciel do Brasil, representantes dos EUA e Portugal, além de Socorro Gross da OPAS/OMS, e comentários de José Temporão.

Às 18h15, um grupo de trabalho composto por personalidades proeminentes da área de saúde se reunirá para validar o "Statement". Este grupo contará com a participação de Francisco Sampaio, Nísia Trindade Lima, Jarbas Barbosa, Jean-Pierre Goullé, Patrice Debré, Duarte Nuno Vieira, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Paulo Buss e Luiz Augusto Galvão, todos da Academia Nacional de Medicina do Brasil e de outros países.

O evento adotará um modelo híbrido, oferecendo a opção presencial na Academia Nacional de Medicina e a participação remota através da plataforma Zoom - https://acknetworks.zoom.us/j/89454592340 - ID da Reunião: 894.545.92340, permitindo a participação de um público mais amplo e diversificado.

Vale ressaltar que o evento será aberto ao público, sujeito a lotação de acordo com as normas de segurança e restrições relacionadas à pandemia. A reunião buscará promover a cooperação internacional e a troca de conhecimento para enfrentar os desafios globais na área da saúde.

A iniciativa do evento, centrada na discussão sobre a Situação da Vacinação e Movimentos Antivacinação, está intrinsecamente ligada à Agenda 2030 e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3) estabelecido pela ONU. O ODS 3 visa garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, enfocando questões fundamentais de saúde global, incluindo a importância das políticas de vacinação, a disseminação de informações precisas sobre imunização e a necessidade de combater movimentos antivacinação. Ao abordar esse tema, o evento busca contribuir diretamente para o alcance das metas estabelecidas pelo ODS 3, promovendo a conscientização, a educação e a cooperação internacional na área da saúde, fundamentais para alcançar um mundo mais saudável e sustentável para todos até 2030.

Para mais informações sobre o evento, bem como para acessar as discussões e conclusões alcançadas, é recomendado acompanhar os canais oficiais da Academia Nacional de Medicina do Brasil e demais instituições envolvidas.

 

Serviço:

  • Data: 9 de dezembro de 2023
  • Horário: Início às 14h
  • Local: Academia Nacional de Medicina do Brasil (Presencial) e Plataforma Zoom
  • Link de Inscrição: Inscrições aqui
  • Link Zoom: https://acknetworks.zoom.us/j/89454592340 - ID da Reunião: 894.545.92340
  • Tradução simultânea: Disponível em três idiomas: Português, Inglês e Francês
  • Conferência de Imprensa: 18:30

Voltar ao topoVoltar