Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Perspectivas do Livro Acadêmico’ retorna ao RJ e inicia 2020 na Expansão da Fiocruz

Expansão Janeiro 2020

28/01/2020

Por: Marcella Vieira (Editora Fiocruz)

Compartilhar:

Após passar por quatro capitais em 2019, a exposição Perspectivas do Livro Acadêmico está de volta ao Rio de Janeiro. Idealizada pela Editora Fiocruz, a mostra está novamente em cartaz no Prédio da Expansão da Fiocruz, em Manguinhos. 

Com a missão de ampliar as fronteiras da leitura e do conhecimento científico, a exposição já havia ocupado o espaço em 2019, ano em que também teve passagens por Salvador, Recife e Brasília. 

A fim de valorizar o livro como veículo de comunicação pública da ciência e da saúde, a mostra tem entrada gratuita e responde, de forma interativa e lúdica, a perguntas sobre o universo do livro acadêmico e das editoras universitárias. A estreia de Perspectivas do Livro Acadêmico aconteceu em maio de 2018, no Palácio Itaboraí, espaço da Fiocruz na cidade de Petrópolis (RJ). Na ocasião, a Editora Fiocruz comemorava seu aniversário de 25 anos e sediava dois importantes encontros simultâneos: o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). 

Desde então, a exposição assumiu seu caráter itinerante e já ocupou diversos espaços da Fiocruz. No Rio de Janeiro, além do Prédio da Expansão, ela esteve também na  Biblioteca de Manguinhos, no campus-sede. No Distrito Federal, a mostra passou pela Fiocruz Brasília, onde encerrou o ano de 2019. Antes, esteve na Fiocruz Bahia, em agosto, e na Fiocruz Pernambuco, nos meses de setembro e outubro.

Acesso aos livros e ao conhecimento
Formada por dois módulos, a exposição apresenta aspectos fundamentais de uma editora, como os livros e as pessoas. Elementos como quebra-cabeça com as coleções que integram o catálogo da Editora Fiocruz, painel interativo, vídeo comemorativo dos 25 anos da Editora são alguns dos componentes apresentados. Há também painel de e-books, vitrines com troféus de prêmios recebidos pela Editora, linha do tempo com livros cenográficos e a “árvore de livros”, que estimula a interação entre público e exposição, convidando os visitantes a compartilhar fotos em suas redes sociais.

Uma das principais atrações da exposição é o “pegue e leve”, em que os leitores podem conhecer, folhear e levar os livros expostos. No Prédio da Expansão, diversos títulos serão disponibilizados ao público da exposição, que ocupa o hall dos elevadores, no térreo da unidade.

São livros de diversas fases do catálogo da Editora que compõem um rico acervo de informações e pesquisas sobre a ciência e a saúde pública no Brasil. Alguns deles são Doença de Chagas, Doença do Brasil; Clementino Fraga Filho: depoimento de um médico humanista; Um Aprendiz de Ciência; História Social da Tuberculose e do Tuberculoso; Do Clima e das Doenças do Brasil;  Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente; Enfermidades Endêmicas da Capitania de Mato Grosso; Vozes de Campos do Jordão: experiências sociais psíquicas do tuberculoso pulmonar no Estado de São Paulo; Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância: implantação e avaliação no Brasil. O último integra a coleção Criança, Mulher e Saúde. Um dos muitos aspectos abordados na exposição é a importância das coleções, que expressam a pluralidade das centenas de títulos que compõem a Editora. 
 
A facilitação do acesso aos livros vai ao encontro da principal missão da Editora Fiocruz: a divulgação em CT&I (Ciência, Tecnologia & Inovação) e saúde: “Os conhecimentos contidos em nossos livros não podem ficar parados nas estantes. Livro é para ser lido, apropriado, partilhado e deve servir à produção de novos conhecimentos”, defende o editor executivo João Canossa.Exposição Prédio da Expansão

Um dos painéis da exposição reforça as ideias de compartilhamento de livros e troca de conhecimentos: "Livro bom é livro nas mãos dos leitores", destaca a coluna [imagem acima], que expõe alguns dos primeiros catálogos de títulos produzidos pela Editora Fiocruz, além de convites para os eventos de lançamento confeccionados no período 1995-2000. 

Quatro unidades da Fiocruz em 2019 
Ao longo do ano passado, Perspectivas do Livro Acadêmico esteve em quatro capitais, iniciando o ano também no Prédio da Expansão, no período de maio a julho. 

Em agosto, a exposição seguiu para Salvador, marcando presença no Instituto Gonçalo Moniz (IGM). A mostra ocupou a Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant’Anna, que recebeu, durante o período, dezenas de visitantes, incluindo pesquisadores, docentes e estudantes. No dia 20 de agosto, alunos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estiveram na exposição e puderam conhecer melhor os processos de produção de obras acadêmicas. Na ocasião, professores e estudantes interagiram com os painéis, livros e e-books e compartilharam fotos em suas redes. 

No Instituto Aggeu Magalhães (IAM), em Recife, a abertura da exposição foi marcada pelo clima de celebração. Além da inauguração, foi realizada, no dia 2 de setembro, uma cerimônia de comemoração dos 69 anos do IAM. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o diretor da unidade, Sinval Brandão, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, participaram da cerimônia. A mostra ocupou o mezanino da Fiocruz Pernambuco até 31 de outubro, também recebendo trabalhadores, pesquisadores e estudantes. 

Em sua última parada no ano passado, Perspectivas do Livro Acadêmico esteve em cartaz na Fiocruz Brasília. De 11 de novembro a 6 de janeiro de 2020, a exposição ocupou o térreo da unidade, no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Funcionários, alunos, pesquisadores e docentes visitaram o local e interagiram com os elementos exibidos na mostra.    

Serviço
Exposição Perspectivas do Livro Acadêmico
A partir de 28 de janeiro
Local: Prédio da Expansão da Fiocruz | Térreo – Hall dos Elevadores 
Endereço: Avenida Brasil, 4.036 – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada gratuita

Voltar ao topoVoltar