Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Perspectivas do Livro Acadêmico’ é apresentada na Fiocruz Pernambuco até 30 de setembro

Exposição na Fiocruz PE

26/08/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Ampliar as fronteiras da leitura e do conhecimento científico. Com essa missão, a Editora Fiocruz leva a exposição Perspectivas do Livro Acadêmico ao Instituto Aggeu Magalhães (IAM)/ Fiocruz Pernambuco, no período de 2 a 30 de setembro. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou da abertura da exposição na unidade, que comemora 69 anos de existência

Com o intuito de valorizar o livro como veículo de comunicação pública da ciência e da saúde, a exposição tem entrada gratuita e responde, de forma interativa e lúdica, a perguntas sobre o universo do livro acadêmico e das editoras universitárias. A estreia de Perspectivas do Livro Acadêmico aconteceu em maio de 2018, no Palácio Itaboraí, espaço da Fiocruz na cidade de Petrópolis (RJ). Na ocasião, a Editora Fiocruz comemorava seu aniversário de 25 anos e sediava dois importantes encontros: o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). 

Desde então, a exposição assumiu seu caráter itinerante e já ocupou outros espaços e unidades da Fiocruz, como a Biblioteca de Manguinhos – no campus-sede – e o Prédio da Expansão, ambos no Rio de Janeiro. Antes de chegar a Pernambuco, Perspectivas do Livro Acadêmico ocupou a biblioteca da Fiocruz Bahia, em agosto, quando iniciou sua passagem pela região Nordeste. 

Formada por dois módulos, a exposição apresenta aspectos fundamentais de uma editora, como os livros e as pessoas. Elementos como quebra-cabeça com as coleções que integram o catálogo da Editora Fiocruz, painel interativo, vídeo comemorativo dos 25 anos da Editora são alguns dos componentes apresentados. Há também e-books, vitrines com troféus de prêmios recebidos pela Editora, linha do tempo com livros cenográficos e a “árvore de livros”, que estimula a interação entre público e exposição, convidando os visitantes a compartilhar fotos em suas redes sociais.

Acesso aos livros e ao conhecimento
Uma das principais atrações da exposição é o “pegue e leve”, em que os leitores podem conhecer, folhear e levar os livros expostos. Na Fiocruz Pernambuco, diversos títulos serão disponibilizados ao público da exposição, que ocupará o mezanino da unidade. Entre eles estão livros que compõem um rico acervo de informações e pesquisas sobre a ciência e a saúde pública no Brasil, como Doença de Chagas, Doença do Brasil; Clementino Fraga Filho: depoimento de um médico humanista; Um Aprendiz de Ciência; História Social da Tuberculose e do Tuberculoso; Do Clima e das Doenças do Brasil; Informação, Saúde e Redes Sociais.

A facilitação do acesso aos livros vai ao encontro da principal missão da Editora Fiocruz: a divulgação em CT&I e saúde: “Os conhecimentos contidos em nossos livros não podem ficar parados nas estantes. Livro é para ser lido, apropriado, partilhado e deve servir à produção de novos conhecimentos”, defende o editor executivo João Canossa. 

O diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão, reforça a importância da disseminação do conhecimento e da chegada da exposição ao Instituto Aggeu Magalhães "A vinda da exposição é uma excelente oportunidade para a nossa grande comunidade de pesquisadores, servidores da área de gestão e estudantes de nosso programas de pós-graduação e iniciação científica apreciarem e interagirem com a parte lúdica propiciada pelos módulos que a compõe. A mesma será aberta justamente no dia em que celebramos o aniversário de 69 anos do Instituto. Na ocasião, também anunciaremos as atividades de preparação do nosso 70º aniversário, para celebrar este histórico marco”, ressalta o diretor.  

Abertura da exposição e aniversário do IAM
A abertura da exposição foi marcada pelo clima de celebração. Além da inauguração, o IAM realizou, no dia 2 de setembro, uma cerimônia de comemoração de seus 69 anos, que contou com as presenças da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do diretor da unidade, Sinval Brandão, do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e do Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo. Clique aqui para mais informações sobre a cerimônia.Diretor Sinval Brandão e presidente Nísia Trindade participam da abertura da exposição Secretário André Longo, diretor Sinval Brandão e presidente Nísia Trindade participam da abertura da exposição

Serviço
Exposição Perspectivas do Livro Acadêmico 
Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz Pernambuco (Mezanino)
Avenida Professor Moraes Rego, s/n - Campus da UFPE
Cidade Universitária – Recife – PE 
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
2 a 30 de setembro
Entrada gratuita

Passagem pela Fiocruz Bahia
Em Salvador, a exposição marcou presença no Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fiocruz Bahia, de 5 a 23 de agosto. A mostra ocupou a Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant’Anna, que recebeu, durante o período, cerca de 160 visitantes, incluindo pesquisadores, docentes e estudantes.

No dia 20 de agosto, alunos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia (UFBa) estiveram na exposição e puderam conhecer melhor os processos de produção de obras acadêmicas. Na ocasião, professores e estudantes interagiram com os painéis, livros e e-books e compartilharam fotos em suas redes.Alunos de Biblioteconomia e Documentação da UFBa visitaram a exposição       

Voltar ao topoVoltar