Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Periferia Brasileira de Letras promove debate para escutar coletivos literários


08/06/2022

Cooperação Social da Fiocruz / Periferia Brasileira de Letras

Compartilhar:

Na segunda-feira, 27 de junho, às 19h começam os círculos metropolitanos da rede Periferia Brasileira de Letras (PBL). A etapa será realizada por meio da escuta e troca ativa entre coletivos literários. Os encontros acontecem  virtualmente e serão mediados pelos coletivos literários integrantes da PBL de 8 capitais: Porto Alegre - Biblioteca Comunitária Girassol, Beabah! e Poetas Vivxs!, Brasília - Coletivo Papo Reto, Recife - Biblioteca Caranguejo Tabaiares, Salvador - A Pombagem e Slam das Mulé, Fortaleza - Periferia que lê, São Paulo - Editora Kitembo, Belo Horizonte - Coletivoz e Rio de Janeiro -  Ecomuseu de Manguinhos, Rede Baixada Literária e Poesia da Esquina.

Para Mariane Martins, coordenadora do projeto e integrante da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, os círculos metropolitanos são um momento muito importante do projeto para ampliar a capacidade da rede de criar um diagnóstico dos coletivos literários nas periferias.  “Para que possamos ter a maior adesão possível, todos coletivos que participaram do preenchimento do levantamento local serão convidados a estarem presentes. Coletivos que não responderam também poderão participar e responder posteriormente ao formulário. Queremos ouvir o máximo de coletivos literários possível.” explica. 

É imprescindível a mobilização, engajamento e voz que cada um emprestará para que possamos chegar a mais coletivos e mais vozes para termos um retrato mais representativo do livro, leitura, literatura e bibliotecas nas periferias.” Completou. 

Como participar

Será compartilhado com os 8 coletivos participantes, um formulário com o objetivo de criar regionalmente um retrato das manifestações literárias que acontecem em cada capital, o que fazem, como se mantêm,  quais as dificuldades enfrentam, os temas que abordam e o que gostariam de ver no horizonte para o reforço do seu trabalho. Esse formulário será compartilhado virtualmente e é de preenchimento com respostas objetivas.

Após essa coleta, que durará por volta de 15 dias, o representante local da PBL levará o resultado dessa colheita para ser partilhado com outros coletivos locais. Será um momento para trocar ideias e compartilhar o resultado dos formulários  entre os coletivos da rede. A expectativa é reunir em torno de 90 pessoas durante os 8 dias de encontro. 
 
PBL

A rede Periferia Brasileira de Letras (PBL) é uma plataforma colaborativa que busca por meio da participação popular de coletivos literários a construção de políticas públicas para territórios de favelas e periferias. 
 
O projeto tem também o objetivo de colaborar para o aprofundamento de um campo que seja agregador das diversas literaturas existentes no Brasil (slam (batalhas de poesia falada), mutirão de cartoneiras, saraus, rodas de leitura, editoras independentes e selos, residências literárias, bibliotecas comunitárias, grupos de teatro, etc), dando visibilidade aos coletivos e grupos participantes dessa rede e, mais ainda, à diversidade da produção da criação literária de favela e periferia. 
 

Serviço:
Periferia Brasileira de Letras

Assessoria de imprensa:
(21) 99202-9279 (Luiza/ Fiocruz)
(21) 982009208 (Juliana/PBL)

E-mail: periferiabrasileiradeletras.pbl@gmail.com
Instagram: periferiabrasileiradeletras_
Facebook: Periferia Brasileira de Letras
Site: periferiabrasileiradeletras.org 
 

Voltar ao topoVoltar