Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Participação do RAP da Saúde/SMS-RJ é destaque em seminário realizado no IFF/Fiocruz


01/12/2023

Por: Adriana Castro (VPAAPS/Fiocruz)*

Compartilhar:


O Seminário do Curso de Especialização Multiprofissional em Promoção da Saúde, realizado no dia 17 de novembro, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), teve mais de 90 inscritos e contou com a presença do coordenador de Educação do Instituto, Zilton Vasconcelos, na mesa de abertura representando a Direção da unidade. O coordenador destacou a importância da Promoção da Saúde para a integralidade do cuidado em saúde, sublinhando que o acesso às tecnologias inovadoras em saúde implica no fortalecimento da atenção básica nos territórios.

Em mensagem gravada, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Hermano Castro, deu boas-vindas aos participantes do Seminário e ressaltou a importância da Promoção da Saúde para o enfrentamento dos desafios colocados à sociedade brasileira e ao Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à fome, à miséria e à garantia de direitos e reconhecimento das tradições dos povos tradicionais e indígenas. “Espero que esse Seminário nos traga exatamente luz sobre o que fazer nos próximos anos e a Promoção da Saúde certamente passa a ser o carro-chefe da construção de uma política socioambiental para todos nós no campo da justiça, no campo do bem viver, de tudo aquilo que nossa população precisa”, concluiu Hermano.

Tendo como tema Promoção da Saúde e Cuidado Integral?, a conferência principal do evento foi realizada pela professora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher, ambos do IFF/Fiocruz, Daniele Moraes. Em tom provocador e com muitas referências nas artes, a conferencista mobilizou os presentes a refletir sobre que Promoção da Saúde queremos ao apontar os possíveis alinhamentos do campo à privatização do cuidado em saúde e ao modelo neoliberal. Ratificando o compromisso com a escuta, o acolhimento, a diversidade e a garantia de direitos para todos e todas, Daniele estabeleceu pontes entre a produção do cuidado e a educação popular em saúde.

Ainda na parte da manhã, a coordenadora do Curso de Especialização, Adriana Castro, as discentes, Lucíola Lessa e Luisa Biasoli, e as docentes, Maria de Fátima Lobato Tavares e Monique Miranda, falaram da concepção pedagógica, da rede de articulações e parceiros, da potência do curso como espaço reflexivo e de engajamento em defesa das políticas públicas e da vida.

Privilegiando a abordagem de adolescentes e jovens na Promoção da Saúde, a primeira mesa-redonda da tarde contou com a participação da Superintendente de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), Denise Jardim, que trouxe a importância e os resultados transformadores alcançados pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde); da coordenadora da Agenda Jovem da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, Luciane Ferrareto, que apresentou as várias inciativas de formação, incidência política e produção do conhecimento realizadas com as juventudes para a garantia de saúde e cidadania; e da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Joana Fontoura, que apresentou o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), ação que integra a #AgendaCidadeUNICEF e que impactará a inclusão socioprodutiva e saúde mental de 600 adolescentes e jovens na Pavuna, Rio de Janeiro.

Com a presença de muitos jovens engajados e membros da equipe do RAP da Saúde na plateia, a mesa-redonda mobilizou o debate e transformou o Seminário em uma grande roda de conversa sobre participação social, educação entre pares e protagonismo dos jovens nas políticas públicas. A intensidade das reflexões significou a alteração da programação para abrir espaço para que os jovens do RAP da Saúde trouxessem suas reflexões em forma de arte e poesia, abordando os desafios de seus lugares de fala e das relações com serviços e trabalhadores das políticas públicas.

Emocionando a todos, Beatriz Sant’Angelo, Gabriel Victor de Souza e Nathália Amorim Lucio falaram da importância de políticas e projetos que reconheçam jovens como autores de suas histórias potentes para a transformação de suas vidas e da sociedade, salientando que todos ganham com esse diálogo, que melhora também a vida e o trabalho de profissionais de saúde.

Fechando o dia, Gabriel Simões e Dejany Santos trouxeram a experiência de formação de Defensores Populares de Direitos Humanos, que é realizada pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, um processo de fortalecimento de lideranças e movimentos sociais em defesa dos direitos humanos e de cidadania em que se investe na articulação em redes de proteção, militância e incidência política para a promoção da saúde e a defesa da vida, e cuja aposta ético-política é “juntar as diferenças para potencializar as práticas de cada pessoa”.

Ao encerrar o Seminário, Adriana Castro falou da importância da rede de parceiros que tornaram o Curso de Especialização Multiprofissional em Promoção da Saúde possível e do compromisso de todos em criar espaços de reflexão e fortalecimento do compromisso com a saúde pública, a democracia e a equidade. Por fim, lembrou que o processo seletivo para a turma de 2024 acontecerá no início do próximo ano e que o edital estará disponível no site do IFF/Fiocruz.

* Edição: Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar