Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Parceria entre FGV e Fiocruz reforça combate às arboviroses


23/12/2020

Marcelle Chagas (InfoDengue)

Compartilhar:

Com a chegada do verão, os casos de dengue, zika e chikungunya podem aumentar e, com o advento da pandemia da Covid-19, o cenário que normalmente gera preocupações para as secretarias de Vigilância em Saúde pode se tornar crítico. Com isso, os órgãos responsáveis pela elaboração de ações de mapeamento e trabalhos educativos junto à população reforçam a importância da remoção de criadouros nas residências e buscam o auxílio de novos sistemas para o acompanhamento do índice de casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a pesquisadora da Fiocruz e coordenadora do programa InfoDengue, Claudia Codeço, a atuação do programa é importante para ajudar as secretarias a manterem o foco nas ações e antecipar possíveis epidemias. Ao todo 1.827 municípios brasileiros são monitorados pelo InfoDengue, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas e a Fiocruz.


A coordenadora do programa afirma que manter a população de mosquitos contida é tarefa de todos (Foto: Acervo Fiocruz)

“O InfoDengue atua junto com as secretarias de Saúde, buscando gerar indicadores que auxiliem na tomada de  decisão para prevenção de epidemias de dengue, zika e chikungunya. Epidemias de dengue e chikungunya surgem de repente, causando muitos casos que precisam de assistência médica. Com os hospitais dedicados à Covid-19, ficará muito difícil atuar de forma eficiente para tratar outras doenças, como dengue hemorrágica ou um caso grave de chikungunya. Então é muito importante manter a população de mosquitos contida, o que é uma tarefa de cada um de nós", destaca a pesquisadora.

Em operação desde 2015, o InfoDengue tem como parceiros mais recentes os estados de Minas Gerais, Maranhão e a cidade de Porto Alegre. O projeto tem como principal objetivo fornecer para as secretarias boletins semanais completos com os dados de notificação obrigatória, dados meteorológicos (já que a transmissão é influenciada pelo clima), dados de menção à dengue nas redes sociais (entendendo que muitas pessoas buscam informação e auxílio nessas plataformas quando estão doentes) e dados demográficos. Para acompanhar todo o trabalho do sistema de monitoramento online de arboviroses basta acessar o site do InfoDengue.

Voltar ao topoVoltar