Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestra comemora aniversário de 150 anos de Adolpho Lutz


30/11/2005

Compartilhar:

Palestra comemora aniversário de 150 anos de Adolpho Lutz

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) promove, no dia 2 de dezembro, a palestra 150 anos do nascimento de Adolpho Lutz, para comemorar o aniversário do cientista brasileiro. O evento abordará a trajetória do pesquisador e suas contribuições para a micologia, entomologia médica e malacologia.

A palestra será ministrada pelos pesquisadores Jaime Benchimol, da Casa de Oswaldo Cruz (COC), Bodo Wanke, do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), e Marilza Herzog e Lobato Paraense, do IOC. O evento será realizado às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos, na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Adolpho Lutz nasceu no dia 18 de dezembro de 1855, no Rio de Janeiro. Filho de imigrantes suíços, estudou medicina em Berna, na Suíça, retornando ao Brasil em 1881. Trabalhou no Instituto Bacteriológico de São Paulo entre 1893 e 1908, quando ingressou no Instituto Oswaldo Cruz, onde realizou estudos sobre esquistossomose, hanseníase, doenças dermatológicas, entre outras. Faleceu no dia 6 de outubro de 1940, no Rio de Janeiro. Conheça mais sobre o cientista na Biblioteca Virtual Adolpho Lutz.

Voltar ao topoVoltar