Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestra aborda encontro entre colonizadores e sociedade indígena norte-americana no século 18


12/04/2018

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

No próximo dia 16 de abril, às 14h, o Programa de Pós-graduação em História da Ciência e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe o professor da Universidade de Paris, Robert Sayre, para ministrar a palestra Modernity and its Other: The Encounter with North American Indians in the Eighteen Century, na qual analisa o século dezoito na América do Norte por meio da discussão de textos produzidos nessa época. A apresentação ocorrerá na sala 305 do prédio do Centro de Documentação e História da Saúde e terá tradução simultânea.

A palestra destaca um momento histórico único que marca a interação entre uma das primeiras civilizações de base capitalista (modernidade) das sociedades coloniais, especialmente a britânica, com as comunidades indígenas (o outro) antes que o equilíbrio de poder se deslocasse definitivamente para os colonizadores.

Currículo

Robert Sayre nasceu nos Estados Unidos e vive na França desde 1980, onde é professor emérito de English and American Studies na Universidade de Paris Est Marne-la-Vallée. Realizou seus estudos avançados na Columbia University e lecionou na Harvard University. Autor de diversos artigos e sete livros, alguns em parceria com Michael Löwy, publicou, recentemente, La Modernité et son “Autre”: récits de la rencontre avec l’Indien en Amérique du Nord au 18esiècle (Les Perséides, 2008), que ganhou publicação em inglês pela Nebraska University Press (2017) - Modernity and its Other: The Encounter with North American Indians in the Eighteen Century.

Serviço

Título: Modernity and its Other: Travel into 'Indian territory' in 18th-Century North America
Dia: 16 de abril
Hora: 14h
Local: Sala 305 do prédio do CDHS

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar