Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Paisagismo ecológico é o tema de seminário na Fiocruz Mata Atlântica


22/11/2019

Por Emerson Rocha

Compartilhar:

O Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) promoverá mais uma edição dos Seminários Fiocruz Mata Atlântica na próxima terça-feira (26), às 14h. A programação deste mês terá a presença do especialista em Paisagismo Ecológico, Artur Craveiro, apresentando a palestra intitulada "Infraestrutura Verde na Colônia Juliano Moreira: Estratégias para a reconexão da paisagem fragmentada". 
 
O evento tratará temas ligados as frequentes alterações no território da Colônia Juliano Moreira nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito ao Setor 2 devido, principalmente, ao desmatamento desenfreado e irresponsável tanto pelo poder público, com obras milionárias orientadas pelo urbanismo rodoviário vigente quanto pela população residente.
 
Artur Craveiro utilizará como referencial o pensamento complexo de Edgar Morin. A partir de uma análise da paisagem e de vivência local do autor, este trabalho visa a implementação de estratégias de Infraestrutura Verde na Colônia Juliano Moreira. A ideia com essa proposta é respeitar e mimetizar os sistemas naturais, garantindo a reconexão da paisagem fragmentada, servindo de fator facilitador para a permanência de habitats e da biodiversidade no PEPB e, de mesmo modo, propiciando qualidade de vida à população, o atendimento às necessidades e atividades básicas humanas, bem como proporcionando o contato indispensável dos seres humanos com a natureza.
 
O seminário é aberto ao público. Os participantes irão receber um certificado de participação. Não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer no horário previsto ao CFMA, que fica na Avenida Sampaio Corrêa, s/n, Colônia Juliano Moreira, na Taquara. Outras informações pelo telefone (21) 2448-9027 ou pelo e-mail: educa.fiomata@gmail.com

Voltar ao topoVoltar