Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Outubro Rosa: livro reúne relatos sobre experiência no tratamento do câncer de mama


24/10/2016

Compartilhar:

Celebrado há quase três décadas, o Outubro Rosa é uma oportunidade de compartilhar informações a respeito do câncer de mama, conscientizar e sensibilizar a sociedade da importância sobre seu controle. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa doença é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele. Dados apontam que, em 2016, são esperados quase 60 mil novos casos de câncer de mama, doença para o qual existe tratamento, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Há tempos, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) apoia essa luta e, neste ano, apresentará uma palestra e fará o lançamento do livro Outubro Rosa - do muito que há por ser dito, de Elcylene Leocádio, que coordena o projeto Nu Espelho, no dia 25/10, às 10h, no salão internacional da Escola. Venha você também de rosa e participe da campanha. 

O livro Outubro Rosa reúne relatos diários que a autora publicou na sua rede social facebook em outubro de 2015, sobre sua experiência no tratamento de um câncer de mama. Na publicação, ela fala de si, do que viveu, de suas emoções, da relação com os médicos e de outros aspectos que envolvem o processo de adoecimento, tratamento, cura.

A autora Elcylene Leocádio é médica, feminista e estudante de psicodrama. Concluiu medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília. Trabalhou em organizações feministas desenvolvendo ações no campo da saúde da mulher e dos direitos sexuais e reprodutivos. Por indicação do movimento de mulheres, foi convidada para gerenciar o programa de saúde da mulher da Secretaria de Saúde do Estado Pernambuco. Ela também trabalhou na Coordenação Materno-infantil do Ministério da Saúde, onde se dedicou à implantação de serviços de atenção à mulher em situação de violência. Desde 2003, atua como consultora independente em empresas públicas e privadas, em projetos de saúde ou pró-equidade de gênero e raça. O livro marca para ela o início de um trabalho voltado para a formação de uma rede de discussão e cuidado para mulheres e pessoas que, de um modo ou outro, tenham sido tocadas pela questão do câncer, de mama, em particular.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar