Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Obsma realiza live em homenagem à cientista Maria Deane


22/02/2022

Renanta Fontoura - Fiocruz Paraná

Compartilhar:

Na próxima quarta-feira (23/2), às 16h, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fiocruz vai transmitir uma live especial durante a programação do mês das Mulheres e Meninas na Ciência (MMC). O papo vai ser sobre as cientistas que fizeram e fazem história, além de homenagear a protozoologista pioneira e paraense, Maria Von Paumgartten Deane, destaque de 2022 no prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, oferecido pela Olimpíada.

A conversa será entre a coordenadora nacional Obsma, Cristina Araripe, Rita Bacuri, coordenadora da regional Norte e pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e Rivânia da Silva Lira, professora do Instituto Federal do Maranhão. Na última edição da Obsma, Rivânia e suas alunas do Ensino Médio foram premiadas com o trabalho Meninas e Mulheres na Ciência: as pesquisadoras do IFMA - Campus de Coelho Neto, que destaca as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento das pesquisas do Instituto durante a pandemia.

Perspectivas e desafios das mulheres na ciência no século 21 e políticas para incentivar meninas a seguirem carreiras científicas estão entre as pautas da live. 

Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã

Oferecido pela Obsma, o prêmio vai selecionar um trabalho ou projeto inscrito que tenha sido desenvolvido por alunas e professoras do gênero feminino. Comprometida com a promoção da igualdade de gênero na ciência, a Fiocruz está em consonância com as diretrizes da ONU, particularmente da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Com o prêmio, a Olimpíada afirma seu compromisso com o incentivo de carreiras científicas para meninas e jovens mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. 

Saiba mais sobre o evento.

Baixe gratuitamente o e-book exclusivo sobre a história das mulheres na Ciência.

Voltar ao topoVoltar