22/02/2022
Renanta Fontoura - Fiocruz Paraná
Na próxima quarta-feira (23/2), às 16h, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fiocruz vai transmitir uma live especial durante a programação do mês das Mulheres e Meninas na Ciência (MMC). O papo vai ser sobre as cientistas que fizeram e fazem história, além de homenagear a protozoologista pioneira e paraense, Maria Von Paumgartten Deane, destaque de 2022 no prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, oferecido pela Olimpíada.
A conversa será entre a coordenadora nacional Obsma, Cristina Araripe, Rita Bacuri, coordenadora da regional Norte e pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e Rivânia da Silva Lira, professora do Instituto Federal do Maranhão. Na última edição da Obsma, Rivânia e suas alunas do Ensino Médio foram premiadas com o trabalho Meninas e Mulheres na Ciência: as pesquisadoras do IFMA - Campus de Coelho Neto, que destaca as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento das pesquisas do Instituto durante a pandemia.
Perspectivas e desafios das mulheres na ciência no século 21 e políticas para incentivar meninas a seguirem carreiras científicas estão entre as pautas da live.
Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã
Oferecido pela Obsma, o prêmio vai selecionar um trabalho ou projeto inscrito que tenha sido desenvolvido por alunas e professoras do gênero feminino. Comprometida com a promoção da igualdade de gênero na ciência, a Fiocruz está em consonância com as diretrizes da ONU, particularmente da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Com o prêmio, a Olimpíada afirma seu compromisso com o incentivo de carreiras científicas para meninas e jovens mulheres nas áreas de ciência e tecnologia.
Baixe gratuitamente o e-book exclusivo sobre a história das mulheres na Ciência.