Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo livro da Editora Fiocruz mostra os impactos das mudanças climáticas para a saúde coletiva

Livro: Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde

26/09/2022

Editora Fiocruz

Compartilhar:

Como compreender melhor as relações entre as intensas mudanças climáticas e os riscos à saúde humana? Com linguagem acessível e pautada na ciência, o livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde busca dar contribuições para o público sobre um tema fundamental. A nova obra da Editora Fiocruz estará disponível para aquisição a partir de 28 de setembro, nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Livros.  

Organizado por Christovam Barcellos, Carlos Corvalán e Eliane Lima e Silva, o título reúne cerca de 30 especialistas das mais diversas áreas, confirmando a "inquestionável capacidade técnico-científica de pesquisadores brasileiros que se dedicam à temática da mudança climática nos seus diferentes aspectos", conforme destaca Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, no texto de orelha do livro.  

Ao considerar que mudanças climáticas resultam em múltiplos e concorrentes riscos que ameaçam a saúde coletiva e o desenvolvimento humano, o volume pretende, segundo os organizadores, buscar estratégias para aumentar a resiliência do setor Saúde e das comunidades em face das mudanças climáticas e seus impactos.

Composto por 12 capítulos, o livro mostra que mudanças ambientais e climáticas interagem entre si, abordando como a complexa relação entre saúde e ambiente vem sendo cada vez mais discutida e reconhecida como essencial para o desenvolvimento de ações e estratégias proativas de proteção da saúde e do bem-estar da população. "É através desses capítulos que nós vamos conhecer alguns casos de desastres, como secas, inundações, deslizamentos de terra, que têm afetado, direta ou indiretamente, a população. Alguns desses impactos são imediatos, causando óbitos e perdas materiais, mas vários deles são relacionados a questões de habitação estruturais, saneamento, organização social e política local, além da geologia e outras características do terreno", resume o geógrafo Christovam Barcellos.   

No Brasil, os desastres de origem climática que mais se destacam têm origem em processos hidrológicos (chuvas intensas, inundações bruscas, deslizamentos de terra relacionados às chuvas e inundações graduais) e climatológicos (secas, estiagens e crises hídricas). Para exemplificar, alguns dos capítulos apresentam diversos dados e estudos de casos de desastres de ampla magnitude e seus impactos sobre a saúde, como o megadesastre causado pelas chuvas da Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, os impactos da seca sobre a saúde das populações expostas no Semiárido Brasileiro e o aumento do nível do rio Negro, que causou uma alta de casos de leptospirose em Manaus. 

Os organizadores ressaltam que, apesar de avanços na saúde e considerando um aumento na expectativa de vida no Brasil, diversos estudos apontam que, nas últimas décadas, desequilíbrios ambientais têm causado efeitos negativos à
sociedade, afetando direta e indiretamente a saúde humana. "Eventos, como inundações e secas, vêm ocorrendo no país, ocasionando impactos sobre o desenvolvimento humano, a qualidade de vida, a saúde individual e a saúde
coletiva", afirmam os três pesquisadores.   

Reconstruir a relação socioambiental
O lançamento surge, portanto, na esteira da importância da ampliação dos debates sobre a crise ambiental contemporânea. "As sociedades têm clamado por uma modelagem alternativa, que doalogue com as vozes das comunidades e povos das ruas, campos, florestas e águas, ou seja, por um tipo de desenvolvimento que não destrua a natureza. Há necessidade cada vez maior de construir novas alianças que coloquem saúde e ambiente no centro da agenda, reconectando civilização e natureza", defende Guilherme Franco Netto, coordenador de Saúde e Ambiente da Fiocruz, no texto de quarta capa do livro.  

Ao abordar os diversos aspectos que contextualizam as mudanças climáticas, os desastres e a saúde coletiva, a obra analisa também os impactos de desastres associados ao clima sobre a saúde, contemplando capítulos que apresentam cenários de vulnerabilidades e impactos sociais. E é por isso que - como destaca Barcellos - o debate levantado pelo livro não pode ficar apenas restrito a gestores de saúde. "Tem que alcançar diversas disciplinas na academia e a sociedade civil, de maneira que a gente entenda esses processos da natureza e da sociedade humana para evitar, prevenir e minorar riscos", alerta o geógrafo. 

É o que reforça o professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Roberto Jacobi, que enfatiza a importância da articulação de novas narrativas com a transformação da nossa relação com o meio ambiente, em resposta à emergência de epidemias e pandemias (incluindo a Covid-19).

Para Jacobi, precisamos reconstruir a relação socioambiental e não repetir a lógica predatória, "de modo a avançar em trocas científicas e culturais e na hibridização de novos saberes que nos movam em direção à criação de novas realidades, mais participativas, horizontais, comunitárias e resilientes, que permitam, com base em novas aprendizagens, que possamos confrontar futuras situações de emergência e fragilidade como as que hoje vivenciamos". 

Sobre os organizadores
O geógrafo Christovam Barcellos é doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador titular do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). É coorganizador de outros dois títulos publicados pela Editora Fiocruz: o e-book gratuito Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde (2021) e Território, Ambiente e Saúde (2008).   

O epidemiologista ambiental Carlos Corvalán é doutor em Saúde Ambiental e professor adjunto da Universidade de Sydney, na Austrália. 

A geógrafa Eliane Lima e Silva é doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Possui especialização em Epidemiologia aplicada à Emergência de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). É pesquisadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde da UnB.
 
Livro | Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde
Editora Fiocruz
Primeira edição: 2022
343 páginas
Preço de capa (versão impressa): R$ 79,00
Preço e-book (versão digital): R$ 47,40

Voltar ao topoVoltar