Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo diretor da Opas/OMS debate na Fiocruz as ‘Agendas políticas da saúde nas Américas e na África’


03/10/2022

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

O novo diretor eleito da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Jarbas Barbosa, participará da edição desta semana dos seminários avançados em saúde global e diplomacia da saúde, realizado nesta quarta-feira (5/10), às 10h. O médico brasileiro será recebido no webinar pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e participará do debate sobre Agendas políticas da saúde nas Américas e na África. O encontro é organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e terá ainda a participação de pesquisadores da Fundação. 

 

O pesquisador do Cris/Fiocruz e professor da Georgetown University, Guto Galvão, irá aprofundar o tema no debate das agendas políticas da saúde nas Américas. Já o pesquisador do Cris/Fiocruz Augusto Paulo Silva se debruçará sobre a temática na África. A mediação do webinar será feita pelo coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss. 

O webinar será transmitido em português, inglês e espanhol. 

Médico brasileiro especialista em saúde pública

Jarbas Barbosa da Silva Jr. foi eleito novo diretor da Opas na última quarta-feira (28/9), durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana. Ele tomará posse em 1º de fevereiro para um mandato de cinco anos. Atualmente, o médico é o diretor-assistente da Opas e liderou os esforços para aumentar o acesso, de maneira equitativa, às vacinas contra a Covid-19, e também auxiliou na ampliação das capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde. 

Jarbas é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Jarbas é mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Confira o evento em português:

Em espanhol:

Em inglês:

Voltar ao topoVoltar