Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova temporada do Ciência e Letras: confira as entrevistas com autores da Editora Fiocruz

14/05/2021

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Promover o encontro entre a escrita acadêmico-científica e os temas de outros saberes, como a poesia e a literatura brasileira. É com esse intuito que o Ciência e Letras - programa fruto da parceria Canal Saúde e Editora Fiocruz - inicia uma nova temporada. Com um total de 13 entrevistas, comandadas pelo apresentador Renato Farias, a edição 2021 do Ciência e Letras conta com seis livros da Editora Fiocruz como temas principais. Com transmissão pelo Canal Saúde, os programas inéditos vão ao ar sempre às terças-feiras, às 10h, com diversos horários alternativos ao longo de cada semana. 

Em virtude da pandemia de Covid-19, toda a nova temporada foi gravada seguindo os devidos protocolos de segurança e distanciamento. O apresentador conversou virtualmente com todos os entrevistados e entrevistadas, incluindo sete autores da Editora Fiocruz cujos livros foram lançados ao longo de 2020. 
   
As entrevistas sobre volumes publicados pela Editora Fiocruz foram exibidas de maio a junho. No programa de estreia, que foi ao ar em 4 de maio, Renato Farias bateu um papo com os historiadores Jaime Benchimol e Denis Guedes Jogas Junior sobre Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo (fins do século XIX aos anos 1960), lançado em coedição com a Fino Traço Editora. Os demais programas receberam os autores e pesquisadores Leonardo Henriques Portes, Gabriel Lopes, Gustavo Tarelow, Felipe Magaldi e Marcello Baird.

Assista à programação completa de entrevistas do Ciência e Letras sobre livros da Editora Fiocruz em 2021:

☑️ 4 de maio - Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo, com os autores Jaime Benchimol e Denis Guedes Jogas Junior, historiadores e pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
▶️ Clique aqui para assistir. 

☑️ 11 de maio - Política de Controle do Tabaco no Brasil, com o autor Leonardo Henriques Portes, fisioterapeuta e profissional do SUS, doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz.
▶️ Clique aqui para assistir.

☑️ 18 de maio - O Feroz Mosquito Africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940), com o autor Gabriel Lopes, historiador e pesquisador da COC/Fiocruz. 
▶️ Clique aqui para assistir.

☑️ 25 de maio - Psiquiatria e Política: o jaleco, a farda e o paletó de Antonio Carlos Pacheco e Silva, com o autor Gustavo Tarelow, historiador e pesquisador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). 
▶️ Clique aqui para assistir.

☑️ 1º de junho - Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil, com o autor Felipe Magaldi, antropólogo e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ). 
▶️ Clique aqui para assistir.

☑️ 8 de junho - Saúde em Jogo: atores e disputas de poder na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o autor Marcello Baird, cientista político e doutor em Ciência Política pela USP.  
▶️ Clique aqui para assistir.

Literatura Afro-Brasileira, comunicação e ativismo indígena
Além dos programas relacionados a livros da Editora Fiocruz, a nova temporada exibirá também diferentes temáticas e obras literárias. No dia 15 de junho, jornalistas do portal Outra Saúde falarão sobre desafios da comunicação em meio à pandemia. Em seguida, importantes expoentes da literatura afro-brasileira serão entrevistados: Naiara Oliveira e Ronald Augusto falam sobre a obra e o legado do poeta Oliveira Silveira (22/6); Mel Duarte (29/6); Cristiane Sobral (6/7); Miriam Alves (13/7) e Geni Guimarães (27/7). Ativista dos direitos indígenas e do movimento socioambiental, Ailton Krenak será o entrevistado do dia 20 de julho.    

Quando e como assistir
Além das manhãs de terças-feiras, há diversos horários alternativos para quem não quer perder nenhum programa. Confira:
✔ Terças: 10h (inéditos) - 14h - 20h
✔ Quintas: 10h - 14h - 20h
✔ Sábados: 13h30
✔ Domingos: 18h

Para ter acesso ao Ciência e Letras e à programação completa do Canal Saúde, clique aqui para saber como assistir. Todas as entrevistas também ficam disponíveis no site especial dedicado ao programa e no YouTube oficial do canal. 

Sobre o Ciência e Letras
Fruto de uma parceria entre a Editora Fiocruz e o Canal Saúde, o Ciência e Letras fez sua estreia na programação da emissora em 2008. Voltado aos amantes de livros em geral, o programa apresentado por Renato Farias promove o encontro entre a escrita acadêmico-científica – com ênfase em assuntos ligados às diversas áreas da saúde a partir das publicações da Editora – e os temas de outros saberes, como a poesia e a literatura brasileira.

Voltar ao topoVoltar