Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nota de repúdio diante da abordagem policial a Gilney Costa, pesquisador da Fiocruz


16/11/2022

Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz

Compartilhar:

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, enquanto instância consultiva e parte integrante da instituição, atua na promoção da equidade de gênero, da diversidade sexual e das relações étnico-raciais, que devem estar baseadas na defesa da cidadania, no respeito e no pressuposto da não violência.

Em consonância com o posicionamento institucional de defesa à dignidade da vida, o Comitê vem repudiar a maneira que Gilney Costa, doutor e bolsista da Fiocruz, foi abordado no dia 01/11/2022 por parte de agentes de Estado no exercício do poder de polícia, nas imediações do campus Manguinhos e Maré, no Rio de Janeiro.

Espera-se que haja uma firme atuação das autoridades competentes, contrária a arbítrios sofridos por cidadãos negros como Gilney, que violam os princípios do Estado de direito.

Os índices de violência em relação a jovens negros no Brasil e, em especial no estado do Rio de Janeiro, implicam em enfrentarmos o racismo e defendermos cotidianamente a vigilância cidadã intransigente e incansável da defesa dos direitos humanos de pessoas negras e seu pleno exercício do direito de ir e vir, em segurança e liberdade, em nosso país.

Voltar ao topoVoltar