Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nós do Mundo: exposição que aborda a relação do homem com a natureza chega a Limeira (SP)


25/11/2015

Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Compartilhar:

A exposição Nós do Mundo, que trata de temas como mudanças climáticas, matrizes energéticas, consumismo, desigualdades sociais e desenvolvimento sustentável, chega a Limeira (SP). Com paineis ilustrativos, a mostra traz ao público algumas soluções já existentes no campo do desenvolvimento sustentável. Nós do Mundo fica aberta gratuitamente no Centro de Ciências de Limeira. A viagem é uma parceria da prefeitura local com o Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

“Queremos que os visitantes reflitam sobre o nosso papel no cenário atual e, também, em cenários positivos, mais sustentáveis, que já começam a surgir em diversos países. Queremos mostrar que o futuro é fruto das nossas escolhas de hoje”, disse Vanessa Guimarães, curadora da exposição.

Entre as atividades que integram a exposição, está o mercadinho com diversos produtos. É possível saber, por exemplo, quanto tempo leva para se degradar na natureza e a quantidade de água gasta em sua produção. Há ainda o Kinect cuja interatividade permite ao visitante explorar dois cenários: um não sustentável e outro sustentável; com as mãos, ele pode mudar e explorar os cenários. Desta forma, o ambiente não-sustentável é transformado em um melhor, mais sustentável.

Professor e gerente do Centro de Ciências de Limeira, Carlos Neres, adiantou que a ideia é incluir a exposição na programação do ensino fundamental I e II (do primeiro ao nono ano). “Buscava complementar nosso conteúdo pedagógico, algo sobre o homem e o meio ambiente, quando descobri que a Fiocruz tinha uma exposição itinerante sobre o assunto”, afirmou Neres sobre a atividade oferecida pelo Museu da Vida.  Ele prevê que, nos 12 meses em cartaz, sejam atendidos 16 mil alunos, um terço do total existente nas redes municipal e estadual.

Com área de 580 quilômetros quadrados, o município fica no Centro-Leste de São Paulo, a 140 quilômetros da capital do estado. De acordo com o IBGE, Limeira possui pouco mais de 276 mil habitantes.

Serviço

Exposição Nós do Mundo
Inauguração: 2 de dezembro
Local: Centro de Ciências de Limeira. Rua Dr. José Botelho, s/n - Parque Cidade – Limeira – SP
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h
No sábado, domingos e feriados, das 9h às 13h. Entrada gratuita.
Informação e agendamento: (21) 2671-7797
E-mail: centrodeciencias@limeira.sp.gov.br

Voltar ao topoVoltar