Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu itinerante da Fiocruz leva atividades a São Cristóvão, no Rio

Foto de menina no girotech

11/03/2016

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

O projeto Ciência Móvel, coordenado pelo Museu da Vida, inicia sua décima temporada de 15 a 18 de março no Colégio Pedro II, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A ação faz parte das comemorações dos 10 anos da iniciativa, cujas atividades instigam o público a conhecer, brincar e a se divertir com vários experimentos interativos e o ajudam a descobrir fenômenos da ciência presentes em seu dia a dia.

O projeto viaja pelo Sudeste do País, levando aos municípios da região suas atrações interativas. Em uma década de atividades, mais de 100 cidades foram visitadas e cerca de 800 mil pessoas atendidas. A exposição ficará em cartaz no campus São Cristóvão II, atendendo aos estudantes das unidades São Cristóvão I, São Cristóvão II e São Cristóvão III, além de outras escolas próximas ao campus. 

Fruto da parceria com a Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos, o Ciência Móvel atualmente conta com patrocínio da Sanofi e da IBM e apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). Na exposição, o visitante pode se sentir um astronauta em treinamento ao brincar nos eixos do girotec, um giroscópio humano que o leva à incrível sensação de falta de referência da força da gravidade, enquanto seu corpo gira em várias direções.

Nesta ação, novos equipamentos foram inaugurados, como a cadeira girante - que permite sentir o efeito “bailarina”, controlando a velocidade de rotação do próprio corpo - e as roldanas, com as quais se pode descobrir os segredos de erguer cargas fazendo menos força. O Ciência Móvel traz ainda a pilha humana, uma atividade em que o visitante descobe que carga elétrica passa pelo seu corpo, e o painel solar, no qual se observa a transformação de energia luminosa em energia elétrica. Outras atrações imperdíveis são a bancada de microscopia, os modelos anatômicos, os tubos sonoros e os modelos de olho, além das câmeras escuras e a exibição de vídeos.

Os modelos desmontáveis do ouvido e do olho humano permitem entender como o som e a luz viajam pelo interior dos órgãos; câmaras escuras revelam segredos da visão; e tubos musicais mostram como se produzem diferentes sonoridades. No espaço dedicado à microscopia, é possível observar células humanas, vegetais e os detalhes de insetos, como o mosquito Aedes. A coordenação local do projeto é do físico e educador do Museu da Vida Paulo Henrique Colonese.

Serviço

Exposição: Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Local: Campus II do Colégio Pedro II, Unidade de São Cristóvão
Endereço: Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão – Rio de Janeiro
Visitação: 15 a 18 de março - das 8h30 às 17h
Intervalo para almoço: das 12h às 13h30
Entrada gratuita.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar