Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu da Vida lança programa para fortalecer ações de divulgação científica

Ônibus vermelho do Museu da Vida

10/06/2015

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

No próximo dia 12 de junho, das 14h às 15h30, a Fiocruz será palco do lançamento do Programa Amigos do Museu da Vida, rede formada por parceiros públicos e privados, com o objetivo de apoiar e fortalecer as ações de divulgação científica desenvolvidas pelo museu. O projeto conta com patrocínio da IBM Brasil e copatrocínio da Nortec Química e da Schott, todos com uso da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

A grande novidade será o lançamento de um ônibus exclusivo e gratuito, todo adesivado com a marca do Museu da Vida e a expressão #partiumuseudavida, para facilitar acesso ao local, principalmente para as escolas públicas do Grande Rio. “Foi criada uma rede de escolas parceiras, incluindo, principalmente, aquelas no entorno da Fiocruz, mais vulneráveis socialmente”, explica Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida. “A partir do dia 15 de junho, vamos montar um programa de ação continuada com algumas escolas para facilitar o acesso. A prioridade é para escolas do entorno e em situação de vulnerabilidade social. Para saber mais sobre o programa, basta ligar para 2590-6747”, reforça Bevilaqua.

Sobre o Programa, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz Paulo Elian também destaca o lançamento do ônibus e adianta planos futuros. “Como desdobramento desta iniciativa, teremos em breve ações mais impactantes no sentido de integrar o Museu da Vida ao circuito cultural do Grande Rio. Pontos de embarque em alguns locais da cidade podem atingir um público que por diferentes fatores ainda não desfrutou da experiência de conhecer o Museu da Vida", afirma Elian.

Teatro, dança e música em espaços totalmente renovados

Dentre as ações envolvidas, destaca-se a revitalização da área ligada às intervenções teatrais. No programa, estão confirmadas as peças “Aprendiz de Feiticeiro”, “Aventuras no Castelo” e a esquete “Conferência Sinistra”.
Os aparatos do Parque da Ciência — “Ligações Dançantes”, “Ciclos e Ritmos”, “Pedalando Ondas”, “Pilha Humana”, “Espelhos Sonoros”, “Trilho Mensageiro”, “Tubos Musicais” e “Vasos Ressonantes” — também serão renovados. A acessibilidade ficou garantida com rampas construídas especialmente para os cadeirantes.

O programa também engloba a apresentação da nova maquete do campus de Manguinhos, de modo que os alunos possam ter uma noção imediata da dimensão da Fiocruz.

De acordo com Luis Fernando Donadio, coordenador de captação de recursos da Fiocruz, a cada ano haverá a oportunidade de adesão de novos parceiros. “Desejamos que esta rede de parcerias cresça e a partir de ações integradas possibilitar cada vez mais o desenvolvimento de iniciativas de inclusão cultural, social e científica”, explica Donadio.

O Programa Amigos do Museu da Vida é uma realização do Ministério da Cultura e do Museu da Vida, e a gestão executiva fica por conta da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC).

Serviço:

Lançamento do Programa Amigos do Museu da Vida
Entrada franca
Data: 12 de junho de 2015
Horários: Das 14h às 15h30
Local: Museu da Vida / Fiocruz
Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro

“Vamos montar um programa de ação continuada com algumas escolas para facilitar o acesso. A prioridade é para escolas do entorno e em situação de vulnerabilidade social." Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida

Voltar ao topoVoltar