Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mulheres e Meninas na Ciência: confira as atividades da ENSP


13/02/2023

Danielle Monteiro/Ensp

Compartilhar:

Ser mulher e fazer ciência não é uma tarefa fácil. Apesar do número de pesquisadoras apresentar uma tendência de crescimento no mundo, as desigualdades de gênero persistem no acesso e na participação em diversas áreas científicas.

Na luta pelo acesso integral e igualitário de mulheres e meninas em atividades acadêmicas, em 2015 a Assembleia das Nações Unidas instituiu 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A iniciativa está em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030. A data é comemorada em diversos países, com atividades que evidenciam o papel e as significativas contribuições das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

Junto nessa luta, a Fiocruz, desde 2019, passou a integrar a data ao calendário de eventos da Fundação. Não à toa, a instituição tem promovido diversas iniciativas que incentivam a participação e despertam o interesse de jovens mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e inovação aplicada à Saúde Pública. Em 2023, uma delas será a Imersão no Verão, que contará com a participação da ENSP. A iniciativa selecionou 100 alunas do ensino médio do estado do Rio de Janeiro para participar, entre 8 e 10 de fevereiro, de atividades de pesquisa em laboratórios e nos diversos espaços da Fiocruz-RJ, sob a supervisão de pesquisadoras. 

“A ENSP estará aberta para acolher meninas e mulheres, estudantes do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro, durante a Imersão no Verão promovida pela Fiocruz. O objetivo é estimulá-las a conhecer as atividades desenvolvidas na Escola, a trajetória de pesquisadoras e a diversidade de oportunidades de inserção e realização profissional que se colocam para as mulheres na área acadêmica”, explica a vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias de Lima.

Pesquisadora da ENSP e representante da Escola no Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz, Vera Marques explica que a Imersão no Verão pretende despertar, nas meninas que visitarão a Escola, o desejo de se tornarem cientistas, a partir da aproximação delas com as pesquisadoras que atuam na ENSP e as diferentes abordagens científicas desenvolvidas localmente. “Tecida por relatos de vida, trocas de experiências e saberes, a atividade será um momento riquíssimo para todas as envolvidas, sejam pesquisadoras ou alunas. Esperamos que ações como estas colaborem na construção de um futuro de mais meninas e mulheres na ciência com toda a sua diversidade - de classe, raça, orientação sexual, com deficiência ou não, trans ou cisgênera. ‘Uma’ ciência plural engajada com a valorização da diversidade e a consolidação de democracia social”, destaca.

Além de participar da Imersão no Verão, a ENSP vai promover duas atividades adicionais voltadas ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A primeira será a Roda de Conversa Ciência e Educação: caminhos para a inclusão, que vai contar com a apresentação e debate de três vídeos: Conexão sem ViolênciaMais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz: construindo caminhos para uma ciência emancipatória II; e Lápis de Cor. A iniciativa, que será realizada no dia 14 de fevereiro, é fruto de parceria entre as Vice-Direções de Ensino e Pesquisa e Inovação da ENSP, sendo voltada para o público interno (docentes e discentes; trabalhadores e trabalhadoras de setores diversos da ENSP) e externo (professores, professoras e estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro). Para participar, é preciso se inscrever. Inscreva-se aqui

Já a segunda atividade será o Ceensp Compartilhando saberes e experiências institucionais para a promoção da equidade de gênero nas ciências, que vai acontecer em 15 de fevereiro. O evento será transmitido pelo canal da Escola no Youtube. “O Ceensp fecha a agenda integrada da ENSP vinculada ao programa Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz. Nele, teremos a oportunidade de apresentar as recomendações da oficina realizada em 2022 e dialogar sobre vivências e iniciativas institucionais diversas para a promoção da equidade de gênero nas ciências”, adianta Luciana.

Proposta pelo Grupo de Trabalho Mais Meninas e Mulheres na ENSP, a iniciativa terá, entre os palestrantes, a professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Diana Anunciação Santos. Ela é pesquisadora de comunidades tradicionais (quilombolas); agricultura familiar; violência e racismo institucional; e relações étnico-raciais e saúde da população negra. Também participará do debate a ativista indígena da etnia Pankararu, antropóloga e coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Elisa Pankararu. O evento também terá, como palestrante, Roseli Rocha, membro da equipe de coordenação colegiada  do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz e assistente social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Na ocasião, será ainda divulgada a Carta de Recomendações, produto da oficina Mais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz: construindo caminhos para uma ciência emancipatória, realizada em 2022.

Confira, abaixo, a programação completa das atividades da ENSP voltadas ao programa Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz:

Imersão no Verão de estudantes na ENSP/Fiocruz

08/02/23

14h às 16h - Recepção e imersão das estudantes na ENSP

09/02/23

9h às 16h - Imersão das estudantes na ENSP

 

Roda de Conversa Ciência e Educação: caminhos para a inclusão

14/02/23 – 14h às 17h

Local: sala 410

Exibição e debate dos seguintes vídeos: Conexão sem ViolênciaMais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz: construindo caminhos para uma ciência emancipatória II e Lápis de Cor

Apresentadoras:

Suely Deslandes (IFF/Fiocruz)

Luciana Dias de Lima (ENSP/Fiocruz)

Larissa Santos (cineasta)

 

Debatedoras:

Rosa Cândida (UFRB)

Diana Anunciação Santos (UFRB)

 

Quem pode participar? 

Docentes e discentes; trabalhadores e trabalhadoras de setores diversos da ENSP

Professores e professoras e estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro

Para participar da atividade, é necessária inscrição. Inscreva-se aqui 

 

CEENSP Compartilhando saberes e experiências institucionais para a promoção da equidade de gênero nas ciências

 

15/02/23 – 14h às 17h

Local: sala 410

O evento será transmitido pelo canal da ENSP no Youtube

 

Apresentação: Luciana Dias de Lima (ENSP/Fiocruz)

 

Palestrantes:

Diana Anunciação Santos (UFRB)

Elisa Pankararu (APOINME)

Roseli Rocha (IFF/Fiocruz; Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz)

Coordenadora: Vera Marques (ENSP/Fiocruz)

 

Na ocasião, será divulgada a Carta de Recomendações, produto da oficina Mais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz: construindo caminhos para uma ciência emancipatória, realizada em 2022.

Voltar ao topoVoltar