Início do conteúdo

Mulher, ciência e pandemia são temas da aula inaugural da Fiocruz Brasília


03/03/2021

Por: Mariella de Oliveira-Costa (Fiocruz Brasília)

Compartilhar:

Mulher, ciência e pandemia, este é o tema da aula de abertura do ano letivo da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, que será realizada online no dia 8 de março, a partir das 14h30, com transmissão pelo YouTube.

Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Margareth Dalcolmo vai ministrar a aula. A médica pneumologista é uma das principais porta-vozes da Fiocruz na imprensa, quando o tema é a pandemia de Covid-19. Ela é fundadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, e uma das coordenadoras principais do estudo internacional que avalia o uso da vacina BCG para reduzir o impacto do novo coronavírus.

A assessoria pedagógica preparou uma série de atividades para receber os alunos e professores. No primeiro dia de março, está previsto o acolhimento dos residentes, das 14h30 às 17h30, com encontro entre os ingressantes e os egressos dos cursos no painel Potencial e desafio da residência para o fortalecimento do SUS, com palestras da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado; da coordenadora adjunta das Residências em Saúde da Fiocruz, Adriana Coser; e da coordenadora geral dos Programas Integrados de Residência de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS, Grace Rosa. 

A Fiocruz Brasília conta hoje com um programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, e outros quatro programas de Residência Multiprofissional em diferentes áreas: Saúde MentalÁlcool e Outras DrogasSaúde da Família com Ênfase em Saúde da População do CampoAtenção Básica; e Gestão de Políticas Públicas para a Saúde. Os residentes também vão participar de atividade interativa, no dia 5 de março, às 9h.

No dia 9 de março, será realizado o acolhimento discente, por meio de uma roda de conversa sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, a partir das 9h. Encerrando a semana pedagógica, no dia 10, também a partir das 9h, o acolhimento docente vai contar com dois especialistas na área de metodologias ativas, o professor da Universidade de Brasília Ricardo Ramos Fragelli e a pesquisadora de estratégias de ensino-aprendizagem voltadas ao desenvolvimento de competências, neurociência e inovação, Thais Fragelli. 

As aulas da Escola de Governo Fiocruz – Brasília serão mantidas no formato online ao longo do primeiro semestre de 2021. Se inscreva no canal da Fiocruz Brasília no Youtube e clique no sininho para ser avisado dos novos conteúdos.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar