Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ministra ressalta importância da cooperação entre a saúde e a área ambiental


14/08/2013

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve na Fiocruz na segunda-feira (12/8), onde apresentou a palestra Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda Pós-2015. Ela mostrou como é importante estabelecer um novo caminho de cooperação nas relações da área ambiental com a saúde, e apontou a Fiocruz como um dos atores estratégicos nessa discussão.

Na fala de abertura, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, também citou a importância da articulação entre as duas áreas, ao afirmar que a temática saúde tem sido colocada como um dos temas centrais na discussão da agenda de desenvolvimento pós-2015. Além disso, tem tido uma posição relevante na relação com o desenvolvimento sustentável, e já foi incorporada ao high level panel (painel de alto nivel) da ONU: “Esse momento é especial e abre caminhos para o desenvolvimento de uma cooperação da Fiocruz com o Ministério do Meio Ambiente em torno do tema”, ressaltou.

Em sua palestra, a ministra mostrou como, para atingir seus objetivos, a área ambiental precisa caminhar com um novo viés e de forma mais rápida, além de estar sempre em diálogo com a ciência. “Para isso, essa área precisa de credibilidade, transparência e também de parcerias e da responsabilidade de todos, e não de parte da sociedade”, ressaltou. E a discussão acerca da saúde nesse contexto, reforçou, é fundamental. “É impossível avançarmos em debates acerca dos modelos de desenvolvimento centralizados no Homem se a discussão da saúde não estiver na lista”, defendeu. Pesquisa, acesso ao cuidado e diálogo entre saúde e meio ambiente, nesse sentido, seriam imprescindíveis: “Discussões que envolvem temáticas como agrotóxicos, entre outras, devem estar na pauta desse debate.”

Leia a reportagem completa.

Voltar ao topoVoltar